Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Como surgiu Brasília?
Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
21/04/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Ao contrário de outras capitais que o Brasil teve, Brasília não foi criada durante a colonização. Embora seja uma cidade jovem - completa hoje 53 anos - a vontade de construí-la vem desde o século 18, quando o objetivo já era mudar a Capital (na época o Rio de Janeiro) para a região Centro-Oeste, que era menos povoada e desenvolvida. Isso porque acreditava-se que capitais próximas ao litoral eram mais fáceis de ser invadidas.

Mas o projeto só se transformou em realidade quando o presidente Juscelino Kubitschek (conhecido como JK) foi eleito em 1955. A ideia do governante era erguer uma cidade moderna. Os arquitetos responsáveis pelo projeto foram Oscar Niemeyer (1907-2012) e Lúcio Costa (1902 -1998).

Pessoas de várias regiões participaram da construção, atraídas pelo trabalho e por fazer parte da história brasileira. Em 1956, foi feito o Catetinho (em homenagem ao Palácio do Catete, no Rio de Janeiro), moradia provisória do presidente. Erguida em madeira, a ideia era permitir que JK acompanhasse de perto a obra da nova Capital. O local foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1959. A residência oficial, chamada Palácio da Alvorada, foi o primeiro edifício inaugurado em 1958.

Levou cerca de quatro anos para que parte de Brasília fosse construída. A transferência oficial da Capital aconteceu em 21 de abril de 1960. Na ocasião, nem todos os edifícios estavam prontos; somente prédios públicos, como as sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Apenas entre os anos 1970 e 1980 é que as construções terminaram, e a cidade realmente passou a se desenvolver.

Além de moderna, o objetivo era fazer com que Brasília não tivesse os mesmos problemas de outras cidades (como falta de emprego e de moradia). No entanto, os trabalhadores que ajudaram a construí-la não voltaram para seus Estados. A infraestrutura não acompanhou o crescimento da população, e as dificuldades apareceram.

 

Salvador e Rio de Janeiro também foram Capitais do Brasil

Localizada no Distrito Federal, Brasília é a terceira Capital do Brasil. A primeira foi Salvador, na Bahia, durante o período da colonização do País. Os portugueses perceberam que o controle das atividades e dos assuntos políticos precisava ficar concentrado em um único local. Por isso, decidiram transformar Salvador em Capital em 1549. Além do fácil acesso (por ficar no litoral), a escolha também foi influenciada pela economia açucareira. Isso porque o Nordeste era o maior produtor da riqueza mais importante da época: a cana-de-açúcar.

Entretanto, no século 18, a crise do açúcar e a descoberta de metais preciosos em outras regiões do Brasil mudaram os interesses dos portugueses. Em 1763, a Capital foi transferida para o Rio de Janeiro (também localizado na costa). O objetivo era que os lucros da mineração chegassem rapidamente à Europa.

Em 1808, com a vinda da Família Real Portuguesa ao Brasil, grandes transformações ocorreram na cidade. Ao longo de 197 anos como Capital, foi local de acontecimentos que marcaram a história do País. Entre os fatos mais importantes estão a assinatura do decreto (feita pela Princesa Isabel) para acabar com a escravidão, em 1888, e a Proclamação da República, em 1889.

 

Allan Vitor Moura, 8 anos, tem curiosidade de saber como surgiu a ideia de fazer Brasília. "Acredito que foi para ser a nova Capital do Brasil." O menino, que gostaria de visitá-la, acha que a construção precisou da ajuda de muita gente.

 

Consultoria de Cléria Botelho da Costa, professora do Departamento de História da Universidade de Brasília.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;