Política Titulo Avaliação de governo
Para Grana, eleição da dobrada é termômetro

Prefeito de Sto.André medirá sua aceitação com a dupla Siraque/Turco, Padilha e Dilma

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
19/08/2014 | 07:35
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


O prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), afirmou que eventual resultado negativo na eleição da dobrada oficial do Paço seria fracasso para o governo. A dupla apoiada pelo Executivo é formada pelo deputado federal Vanderlei Siraque, candidato à reeleição, e Luiz Turco, nome a estadual, que concorre pela primeira vez a cargo eletivo. “Derrota do Siraque ou do Turco é derrota minha.”
O saldo ‘municipal’ dos candidatos do PT no pleito, segundo Grana – há um ano e sete meses à frente da Prefeitura –, será termômetro da aceitação de seu governo.

Grana sustentou que está empenhado em garantir saldo positivo de avaliação do trabalho realizado até agora na cidade. “Há dedicação (às campanhas). Queremos vitória político-eleitoral de eleger Siraque e Turco”, disse, ao acrescentar que o efeito das candidaturas majoritárias do mesmo modo tem peso. “O resultado da presidente Dilma Rousseff, do Alexandre Padilha (ao Estado) e do senador Eduardo Suplicy também (é medição). O Lula não ganhou nas duas eleições (2002 e 2006) em Santo André nem a Dilma (em 2010).”

O compromisso de apoio a Siraque se deu em 2011, quando o deputado federal retirou o nome da disputa ao Paço de Santo André do ano seguinte, deixando o caminho livre para Grana, que posteriormente venceu o pleito. Na ocasião, não houve prévia interna por conta do consenso formado no diretório andreense, presidido por Turco. Apesar do acordo, parte do PT tem resistência contra a renovação de mandato do parlamentar.

O deputado não possui adesão da maioria dos vereadores. Diante deste cenário, Grana engrossou agenda política com Siraque. Na semana passada, inclusive, o acompanhou em série de audiências em Brasília na tentativa de destravar projeto para o município. “Objetivamente tenho compromisso de sangue com ele de buscar todas as alternativas para mantê-lo (na Câmara Federal). Do ponto de vista político é meu candidato. No aspecto da cidade é fundamental que continue representando Santo André.”

O prefeito destacou a garantia de suporte do secretariado petista. Segundo Grana, mesmo alguns que não são filiados já declaram adesão a Siraque. “Temos o apoio de todos os petistas e mais os da Marta (Sobral, de Esportes), Mylene (Gambale, de Assuntos Jurídicos), (José Luiz) Navarro (de Segurança Pública) e (Paulo) Piagentini (de Habitação)”, analisou, completando que outros quadros do primeiro escalão fora da lista são exceções. “(Raimundo) Salles (PDT, de Cultura) e Paulinho (Serra, PSD, Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos) são de outro partido.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;