Internacional Titulo
Henri Hajdenberg é eleito presidente do congresso judeu europeu
Do Diário do Grande ABC
09/01/2000 | 16:52
Compartilhar notícia


O presidente do Conselho representativo das instituiçoes judaicas da França (CRIF), Henri Hajdenberg, foi eleito neste domingo presidente do Congresso Judeu Europeu (CJE) pela assembléia geral extraordinária desta organizaçao, reunida em Bruxelas, informou o CRIF em Paris.

Hajdenberg, era o único candidato à sucessao do alemao Ignatz Bubis, eleito em outubro de 1998 e falecido dia 13 de agosto de 1999, aos 72 anos de idade.

"Minha primeira tarefa será encontrar uma linguagem comum para as 38 comunidades judaicas da Europa, portadoras de uma mensagem e de uma civilizaçao comuns, tendo em conta a integraçao de novas comunidades desde a queda do bloco da Europa do Leste", declarou Henri Hajdenberg.

Como outros objetivos maiores, o novo presidente do CJE citou o acompanhamento do processo de paz no Oriente Médio e a questao dos bens judeus expoliados durante a Segunda Guerra Mundial.

O Congresso judeu europeu, afiliado ao Congresso judeu mundial, representa ante os governos e instituiçoes européias as 38 comunidades judaicas da Europa, que contam com dois milhoes de integrantes. Esta instituiçao goza de um estatuto consultivo no Conselho da Europa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;