Economia Titulo
Cúpula do Sul discute economia mundial em Havana
Do Diário do Grande ABC
09/04/2000 | 12:55
Compartilhar notícia


A Cúpula do Sul, primeira reuniao presidencial do Grupo dos 77 (G77), que tem início esta segunda-feira, em Havana, vai analisar até a próxima sexta-feira quatro pontos prioritários: a globalizaçao da economia mundial, a relaçao Norte-Sul, a Cooperaçao Sul-Sul e as questoes referentes a conhecimento e tecnologia, temas sobre os quais se buscará "critérios comuns e linhas de açao comuns", segundo Abelardo Moreno, vice-coordenador da Comissao Política da Cúpula, que admitiu a dificuldade desta tarefa.

"Nao é algo fácil porque realmente existe uma assimetria palpável, uma assimetria real entre as naçoes do Terceiro Mundo", declarou Moreno, em relaçao às 133 naçoes que integram o G77, entre as quais países muito pobres como o Haiti.

As naçoes do G77 também vao tratar das novas formas de protecionismo aplicadas pelos países ricos e o desaparecimento paulatino dos mecanismos de cooperaçao Norte-Sul.

A Cúpula dos 77 deverá concluir com um Programa de Açao, que indicará medidas de cooperaçao Sul-Sul e acordos referentes às relaçoes Norte-Sul.

Também haverá uma breve declaraçao política, que indicará uma posiçao comum destas naçoes frente aos problemas do mundo atual, como a chamada interferência humanitária vista do ponto de vista do direito internacional, o direito de cada país dotar-se do sistema político, econômico e social que desejar, a integridade territorial, o nao-uso da força e a soluçao pacífica dos conflitos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;