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Falta de motivação diminui rendimento no trabalho
Michele Loureiro
Do Diário do Grande ABC
01/12/2008 | 07:00
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Quem trabalha desmotivado não consegue obter um bom rendimento, comprometendo toda a performance da equipe e o resultado final da empresa. O trabalho deve ser dotado de componentes básicos que são a produção e a felicidade, porque produzir sem ser feliz lembra escravidão.

Mas ao invés de mudar essa realidade e apostar em uma nova oportunidade, boa parte desses profissionais se revestem de acomodação e medo, dois sentimentos que se tornam verdadeiras barreiras para que possam procurar uma nova oportunidade no mercado de trabalho.

Quem está nessa situação precisa buscar ajuda. O consultor comportamental Wilson Mileris, que atua há mais de 26 anos na área de desenvolvimento de talentos humanos, aconselha que para identificar oportunidades o candidato deve fomentar seu network. "É importante que ele tenha informações e, se possível, contatos com pessoas da área ou da empresa para participar da seleção. Lembrando que a preparação deve ser considerada como fator preponderante para habilitar-se a ocupar uma vaga", revela o especialista.

Mileris destaca que estar apto exige estudo, desenvolvimento de novas habilidades, atualização e uma postura mental adequada, não só para identificar, mas usufruir das oportunidades que surgirem ao longo do seu caminho. "É determinante manter uma atitude proativa, pois os selecionadores mais experientes não definem o candidato só porque, em um primeiro momento, atende às exigências da posição que irá ocupar", diz.

Entretanto, o consultor explica que as empresas também devem manter uma política de qualidade que avalie constantemente o nível de comprometimento e satisfação do seu colaborador. Com essa medida, é possível identificar quando alguém não está satisfeito e corrigir o problema. "As empresas que possuem prêmios, como PNQ (Prêmio Nacional da Qualidade), mostram a existência de práticas comuns utilizadas para alcançar a excelência. Elas planejam suas ações na área de recursos humanos de forma integrada e sustentadora aos seus negócios, criam inúmeros e similares meios para conseguir o comprometimento de seus colaboradores e investem fortemente em treinamento e educação criando as competências necessárias para a realização daqueles planos", aponta Wilson.

O especialista reforça que se a empresa investir no funcionário, pode se surpreender com o resultado. "Há muitas histórias que justificam isso. Certa vez, em uma loja de departamento, uma cliente queria seu dinheiro de volta porque os pneus comprados apresentaram defeito depois de 8.000 quilômetros. Como era uma ótima cliente, o vendedor devolveu o dinheiro. Mas a questão é que a loja não vende pneus. Mesmo assim, o presidente da empresa ficou orgulhoso do vendedor, que tornou a cliente mais leal. Os seus gastos no futuro compensariam aquele valor devolvido. É claro que nenhuma empresa treina os seus empregados para isso, mas a atitude do funcionário mostra o nível de comprometimento dele. As pessoas precisam entender que trabalhar feliz e motivado é essencial", finaliza.




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