Política Titulo Abaixo-assinado
Alex Manente lança
movimento pela
reduzir maioridade

Deputado estadual marca o primeiro ato para amanhã na Praça da Igreja Matriz de São Bernardo

Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
07/06/2013 | 06:55
Compartilhar notícia
Tiago Silva/DGABC


O deputado estadual Alex Manente (PPS) lança amanhã o movimento ‘16 Já’ com intuito de promover um abaixo-assinado para a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. O primeiro ato será realizado na Praça da Igreja Matriz de São Bernardo, na Rua Marechal Deodoro.

A proposta do parlamentar é percorrer todos os bairros de São Bernardo com o movimento e organizar atividades nas sete cidades do Grande ABC para colher assinaturas em um abaixo-assinado, que também ficará disponível na internet. “É uma discussão que deve ser levada ao Congresso. Queremos sensibilizar ao máximo a população sobre o tema”, explicou o popular-socialista.

“O mais importante é o sentimento de impunidade que a população tem. Com 16 anos, a pessoa já tem plenas informações para poder discernir sobre o que é correto e o que não é, sobre o que é ilegal e o que é crime. Esse movimento é um primeiro passo para uma medida que tem condição concreta de ser alterada. Se pegarmos o percentual dos crimes cometidos por menores podemos constatar que essas pessoas ficam apenas dois ou três anos na Fundação Casa por terem cometido crime hediondo e estão livre”, argumentou Alex.

O tema vem sendo debatido nacionalmente após sequência de assassinatos cometidos por menores. Em São Bernardo, a dentista Cinthya Magaly Moutinho de Souza morreu queimada após tentativa de assalto no dia 25 de abril. Quatro pessoas confessaram à polícia terem cometido o crime, entre eles um era menor de idade. Em abril, o estagiário Victor Hugo Deppman, 19 anos, foi assassinado em São Paulo por um menor também em tentativa de assalto.

Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo se posicionou contra a redução da maioridade penal e o próprio PT concordou com a declaração. O movimento será lançado na cidade comandada pelo petista Luiz Marinho.

“Não estou pautando essa discussão por partido político. Quero que o movimento seja suprapartidário. Queremos agregar todos os apoios. Tenho certeza que a maioria apoia”, comentou Alex. “Em relação ao ministro da Justiça, foi uma declaração pessoal, devemos olhar a sociedade e mostrar a vontade popular”, rebateu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;