Fechar
Publicidade

Sexta-Feira, 26 de Novembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

nacional@dgabc.com.br | 4435-8301

Ministério impede importaçao de pneu usado


Do Diário do Grande ABC

20/02/2000 | 14:52


Alertado sobre os danos que os pneus velhos podem causar, o Ministério do Meio Ambiente decidiu revogar na última sexta-feira a Portaria 41, publicada uma semana antes no Diário Oficial da Uniao, que autorizava a importaçao de "carcaças de pneus usados". O ministério deverá baixar nova portaria, sem deixar brechas para a importaçao de pneus usados.

Ao decidir pela revogaçao da portaria, o Ministério do Meio Ambiente concluiu que nao poderia ir contra as regras do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Em dezembro, o Conama baixou resoluçao definindo métodos para que todos os fabricantes nacionais de pneus sejam obrigados a coletar e a dar uma destinaçao final aos pneus que nao têm mais uso.

A portaria do Ministério do Meio Ambiente dizia que o registro de empresas que "importam carcaças de pneus usados" ficaria condicionado aos fabricantes que tivessem autorizaçao de órgaos do meio ambiente e que já estivessem recolhendo carcaças inservíveis. A resoluçao do Conama, no entanto, nao falava na importaçao de carcaças de pneus usados, o que levou o ministério da revogar a portaria.

A resoluçao do Conama, que deverá ser regulamentada nas próximas semanas, definiu prazos para coleta e destinaçao final de pneus usados, de forma gradual. A partir de janeiro de 2002, para cada quatro pneus fabricados no país ou importados os fabricantes terao que apresentar a destinaçao final para um pneu sem uso. Esta regra inclui os pneus que acompanham os carros importados.

Para janeiro de 2003, a regra é que as indústrias apresentem uma destinaçao final para um pneu a cada dois fabricados ou importados. Em janeiro de 2004 a paridade é de um por um. Em 2005 a regra se inverte e os fabricantes terao que apresentar destinaçao final para cinco pneus usados a cada quatro fabricados ou importados.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;