Diarinho Titulo Desenho
Novos Admiradores

Algumas das animações que pais, tios e avós curtiam
na infância são exibidas atualmente em vários canais

Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
26/08/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Vire e mexe bate aquela curiosidade para saber como era a infância dos pais, tios e avós. E há algo fácil de conhecer, embora muita gente não tenha percebido: as animações que eles curtiam na TV quando eram pequenos. Isso porque parte delas é exibida atualmente em vários canais.

"Meu tio diz que adorava Os Smurfs", conta Bianca Guilhermon, 10 anos, do Liceu Monteiro Lobato, em Santo André. O desenho - que apareceu na telinha nos anos 1980 e agora está no canal Gloob - também é visto por Renan Yuji Hirota Oikawa, 10. "A história dos personagens azuis, que fogem do (vilão) Gargamel, é bem criativa", afirma o menino.

Já a amiga Rafaella Marquette Yassuda, 10, ficou surpresa ao conferir os episódios em preto e branco do marinheiro Popeye no Gloob. "É muito legal ver os desenhos que nossos pais assistiam antigamente. São bem diferentes." A opinião de Rafa é compartilhada por Leonardo Morganti do Lago, 11. Apesar de achar Scooby-Doo (exibido pelo SBT e Tooncast) superlegal, o garoto prefere as animações e séries atuais.

Ao serem vistas pela primeira vez, as produções mais antigas podem causar um pouquinho de estranheza, principalmente por causa do traço mais simples. Entretanto, as tramas sempre foram bem elaboradas. Tanto que para criar as cenas de algumas delas, dezenas de artistas trabalhavam duro durante muito tempo. "As histórias são bem engraçadas. Adoro Tom e Jerry", diz Bianca.

Ficou curioso? Pergunte para os adultos que conhece quais eram seus desenhos preferidos no passado. Se eles não estiverem na TV, você pode procurá-los em locadoras. E que tal organizar uma sessão pipoca para conhecer aqueles que nunca assistiu?

Saiba mais:

Mickey Mouse estrelou, em 1928, o primeiro desenho animado com som. Produzido em preto e branco, mostra o personagem a bordo de um navio a vapor. A produção, criada pelo norte-americano Walt Disney, foi responsável por tornar o rato famoso no mundo inteiro.

Alguns personagens de desenhos famosos saíram dos quadrinhos. É o caso de Popeye, que surgiu em 1929 na tirinha do norte-americano Elzie Crisler Segar.

Tintim também nasceu nos gibis. É criação do belga Georges Prosper Remi, mais conhecido como Hergé. Sua primeira aparição aconteceu em 1929. No entanto, suas aventuras só chegaram à telinha nos anos 1990. As animações fizeram grande sucesso na TV Cultura.

 

Consultoria do jornalista Paulo Gustavo Pereira, autor dos livros Almanaque dos Seriados e Animaq - Almanaque dos Desenhos Animados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;