Nacional Titulo
Diretor do Ministério da Saúde diz que política causou crise no Rio
Do Diário OnLine
Com Agências
11/03/2005 | 11:25
Compartilhar notícia


O diretor do Departamento de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Arthur Chioro, disse nesta sexta-feira que a crise na saúde do Rio de Janeiro ocorreu porque a prefeitura carioca resolveu fazer uma guerra política contra o governo federal.

Em entrevista ao programa Manhã Nacional, da Rádio Nacional do Rio, Chioro voltou a criticar o prefeito César Maia e o secretário municipal de Saúde, Ronaldo Cezar Coelho, pela administração do sistema de saúde carioca.

Segundo Chioro, o prefeito e o secretário, provavelmente por interesses políticos, passaram a abandonar progressivamente a tarefa de manter a rede funcionando. "Um processo que já vinha crítico, tanto que centralizou o debate eleitoral, que já acabou, mas houve deliberadamente uma intenção de manter esse tema como eixo da disputa política com o governo federal e talvez com o próprio governo estadual".

Para o diretor, não se pensou no direito à saúde da população, no sofrimento de cada cidadão, que tem um problema de saúde e precisa de cuidados médicos, ou seja, não se colocou a vida em primeiro lugar. "Lamentavelmente, isso leva a uma situação em que o Rio de Janeiro vive uma calamidade pública".

De acordo com Arthur Chioro, esse foi o motivo que levou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a não ter dúvidas em decidir pela decretação do estado de calamidade pública. "O Ministério da Saúde, sob a coordenação do ministro Humberto Costa, vai tomar todas as medidas necessárias para que a situação possa se restabelecer, voltar à normalidade e trazer segurança no que diz respeito ao direito à saúde do povo do Rio de Janeiro, e para que possamos, no mais breve espaço de tempo, superar essa situação crítica que hoje vive o Rio".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;