Política Titulo Natal iluminado
Nome sujo da Aciscs faz cair venda no fim do ano
Daniel Tossato
Do Diário do Grande ABC
19/12/2019 | 06:46
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Comerciantes de São Caetano admitem queda de até 20% nas vendas no fim de ano por falta de ações da Aciscs (Associação Comercial e Industrial de São Caetano) para fomento do comércio. A entidade está impedida de firmar convênios públicos porque não pagou multa aplicada pela Prefeitura de São Caetano por falha na prestação de contas do Natal Iluminado de 2016.

O Palácio da Cerâmica cobra R$ 1,6 milhão da associação comercial devido aos problemas detectados no convênio feito entre o ex-presidente da entidade, o advogado Walter Estevam Junior (Republicanos), e o ex-prefeito Paulo Pinheiro (DEM). O valor, já corrigido, se refere à verba liberada para aquela campanha. Enquanto não pagar a pendência, a Aciscs fica com nome sujo.

Conforme Talita Girotto Polônio, 35 anos, gerente de uma loja de produtos católicos no Centro, a falta de decoração natalina pode desestimular a presença de consumidores, já que a região deixa de “entrar no espírito natalino”. “Minha preocupação é a queda na movimentação da loja, já que meu comércio é voltado para a venda de produtos católicos. Estimo que teremos queda de arrecadação que poderá atingir 20%”, explicou Talita. “A gente percebe que, quando o Centro está decorado, muita gente traz a família para visitar e acaba comprando alguma coisa. Neste ano isso não está acontecendo”, avaliou.

Quem também teme pela fraca movimentação nas compras de fim de ano é Camila Trevesanuto, 36, proprietária de loja de bijuterias próximo à Rua Baraldi. A comerciante também reclama da falta de clima natalino que incentiva os consumidores a gastarem um pouco mais nesta época do ano. “Em anos que eles (Aciscs) fizeram ações de Natal, as vendas foram melhores. Este ano já percebo queda na movimentação pelas ruas do Centro. Há sim uma preocupação”, declarou Camila.

A Aciscs tinha até o dia 11 de dezembro para pagar a dívida com a Prefeitura. Nem mesmo um novo boleto enviado pelo Executivo e que suprimia os juros da cobrança foi pago pela entidade.

Ex-presidente da Aciscs e integrante do conselho superior da associação, Estevam alegou que, neste caso, a própria Prefeitura deveria realizar atividade que fomente a economia no Centro. “A Prefeitura fez essa pixotada, foi o prefeito (José Auricchio Júnior, PSDB). Se ele fizesse o que Justiça mandou ele fazer, como receber os documentos e começar tudo de novo, com outro relatório, não ia acontecer nada do que está acontecendo”, alegou.

Para tentar minimizar o problema, a Aciscs tem promovido campanha com carreata pela cidade com Papai Noel. Também organizou passeio em caminhão do Corpo de Bombeiros para atrair o público a comprar nos centros comerciais de São Caetano. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;