Cultura & Lazer Titulo Na região
Representação da arte independente

Mostra ‘Filhos e Filhas do Subúrbio Operário’
será aberta hoje na Pinacoteca de São Bernardo

Miriam Gimenes
13/08/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Anderson Silva/DGABC


 Um dos princípios do punk, movimento que surgiu entre as décadas de 1970 e 1980, é a autonomia do ‘faça você mesmo’ – no inglês do it yourself. Por não se identificarem com o que existia, os jovens da época criaram suas próprias artes, roupas, discos e publicações. E é com esse lema que será aberta hoje, às 16h, a exposição Filhos e Filhas do Subúrbio Operário, na Pinacoteca de São Bernardo. A curadoria é de Henrique Celso e Thomas Pacheco.

Na mostra, nove artistas da região apresentarão suas artes independentes (escultura, pintura, fotografia etc). São eles: Daniel Melim, Felipe Gasnier, Camila Visentainer, Flávio Grão, Priscilla Fernandes, Robinho Santana, Lita Victorino, Dener de Sousa e Rayra Costa. “Essa exposição é uma autoafirmação da nossa história, da metodologia, do modo de organização coletiva. Nossos pais migraram para o Grande ABC, chegaram no boom industrial da década de 1980, nós pegamos a decadência da década de 1990 e buscamos o escape em outra vertente, que é a arte”, explica Henrique. Trata-se, portanto, de uma geração que alia a organização e coletividade sindical aos métodos do ‘faça você mesmo.’

E eles fizeram arte, cada um ao seu estilo, se organizaram e criaram essa mostra. Um dos artistas, Robinho Santana, vê o evento como um reconhecimento não só do seu trabalho, mas também social. “Acho de extrema importância que nós, filhos crescidos no barulho da revolução metalúrgica e artistas que levam a arte como um refúgio do trabalho convencional do dia a dia, ocupem espaços como este. Espaços que na minha infância e adolescência sequer me foram apresentados, mas a arte é para todos.” Leva para a exposição, portanto, além de sua arte, a representação de um povo que “quase nunca é representado.”

Durante o evento de abertura será distribuído para o público um fanzine produzido pelo próprio coletivo, explicando suas origens e produção artística. Como parte da programação, que segue até o fim de outubro, haverá oficinas, roda de conversa e apresentação musical.

>Filhos e Filhas do Subúrbio Operário – Pinacoteca de São Bernardo (Rua Kara, 105). Começa hoje, às 16h, e estará em cartaz até dia 29 de outubro. Está aberta de terça a sábado, das 10h às 18h, e às quintas, das 10h às 21h. Informações no telefone 4125-4056. Gratuito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;