Política Titulo Diadema
Parlamentares resolvem cobrar 'fatura' de Reali
Raphael Rocha
do Diário do Grande ABC
21/12/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Na penúltima sessão do ano, ontem, os vereadores de Diadema resolveram reclamar dos projetos que haviam sido prometidos pelo prefeito Mário Reali (PT) e que nunca chegaram à Câmara. Críticas partiram até da bancada petista, mesmo partido do chefe do Executivo.

No fim dos trabalhos, Milton Capel (PV) contestou a postura do governo de não encaminhar a anistia a pequenas construções na cidade. Pela legislação vigente, qualquer ampliação de residência precisa ser comunicada à Secretaria de Habitação, que cobra uma taxa para liberação da documentação de regularização do imóvel.

Mas leis renovadas anualmente isentavam de pagamentos residências com alterações de até 300 metros quadrados. Todos os projetos foram desenvolvidos na administração de José de Filippi Júnior (PT), padrinho político de Reali e que era aliado de Capel.

"Fico muito chateado porque, apesar de estar na Prefeitura cobrando o projeto quase que semanalmente, nada foi feito. Já falei com o Mário Reali e com o Osvaldo Misso (chefe de Gabinete). E até agora nada", reclamou o verde, na tribuna. Depois, Capel afirmou que há compromisso do governo em endereçar o item até amanhã, na última sessão do ano.

Logo após o questionamento de Capel, o vereador Manoel Eduardo Marinho, o Maninho (PT) - presidente da Câmara nos dois primeiros anos de mandato de Reali -, também utilizou o microfone para contestar a ausência de propostas de sua autoria. "Há isenção de IPTU para áreas afetadas por enchentes, mas o decreto desse ano deixou de cobrir várias regiões. O governo precisa mexer nisso com urgência, antes que os carnês sejam emitidos aos munícipes."

Maninho alfinetou a atuação de Frank Miller, suplente de vereador pelo PSB e que exerce o posto de coordenador geral da Defesa Civil do Paço. "Ele deixou de mapear 50% das áreas atingidas pelas enchentes. Fez um trabalho muito mal realizado."

Por fim, a governista Cida Ferreira (PMDB) aproveitou o tom ácido adotado pela Câmara contra a gestão Reali para criticar a administração. "Eu também sempre peço a anistia, como quer o vereador Capel. Vamos fazer apelo para que o governo mande o texto. Estão acontecendo várias coisas que dá até saudades de antigamente."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;