Internacional Titulo
Sonda espacial mostra Saturno adornado com 'colar de pérolas'
Da AFP
11/10/2006 | 16:52
Compartilhar notícia


Novas imagens da sonda espacial Cassini mostraram Saturno adornado com um "colar de pérolas" de 60 mil km, anunciaram cientistas da Nasa nesta quarta-feira.

Segundo um comunicado do Laboratório de Jato Propulsão da Nasa, no Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), em Pasadena, as "pérolas" vistas na imagem em infravermelho retratam, na verdade, o sistema de nuvens do planeta.

Esta é a primeira vez que este sistema é visto em volta de Saturno, indicando que podem resultar de uma ampla formação planetária de nuvens que deveriam envolver o planeta inteiro.

A sonda Cassini foi lançada em outubro de 1997, levando com ela a sonda Huygens da Agência Espacial Européia (ESA, na sigla em inglês). A Huygens se separou da Cassini em dezembro de 2004 para pousar em Titã, a maior lua de Saturno. A sonda Cassini faz uma missão para examinar o planeta gigante e seus satélites.

A missão Cassini-Huygens é um projeto cooperativo da Nasa, da Agência Espacial Européia e da Agência Espacial Italiana.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;