Economia Titulo Análise
Recessão foi a mais intensa dos últimos 28 anos
29/12/2009 | 07:05
Compartilhar notícia


A recessão na economia brasileira causada pela crise global, que foi do quarto trimestre de 2008 aos primeiros três meses deste ano, foi a mais intensa dos últimos 28 anos. A análise é do Codace (Comitê de Datação de Ciclos Econômicos) da FGV (Fundação Getulio Vargas).

De acordo com levantamento do comitê, a economia brasileira encolheu em média 1,9% por trimestre, durante o período de recessão que se encerrou neste ano. Este recuo foi mais que o dobro da redução média trimestral registrada na mais longa recessão brasileira, que durou 33 meses, do terceiro trimestre de 1989 aos primeiros três meses de 1992, e cujo recuo médio por trimestre na economia foi de 0,7%.

"Essa recessão foi, sem dúvida, mais curta, durou apenas dois trimestres. Mas com certeza foi mais forte do que a do período Collor (ex-presidente Fernando Collor de Mello, que exerceu a Presidência de 1990 a 1992)", disse o economista e integrante do comitê, Regis Bonelli.

No levantamento, o comitê fez cronologia dos ciclos de negócios brasileiros desde o primeiro trimestre de 1981 até o início de 2009. Neste período, foram identificados oito períodos recessivos e sete fases de expansão econômica. Nas sete recessões anteriores à mais recente, finalizada neste ano, a redução trimestral média do PIB brasileiro foi de 0,8%, ou seja: bem menos intensa do que a recessão encerrada neste ano.

A FGV também identificou o período de crescimento econômico mais longo, que foi de 63 meses, do terceiro trimestre de 2003 ao começo de 2008. O bom momento da economia brasileira foi interrompido pela chegada da fase mais aguda da crise global, iniciada em setembro do ano passado. "Foi um período de muita incerteza, de muito medo. A gota d'água foi a falência do Lehman Brothers (banco norte-americano), em setembro de 2008", comentou Bonelli.

Para o especialista, a grande magnitude da recessão brasileira foi causada basicamente pelo alcance global da crise, semelhante ao período da Grande Depressão, na década de 1930 do século passado. "Mas a recessão, na prática, foi iminentemente recessão industrial. A indústria foi o setor mais afetado", comentou Bonelli.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;