Internacional Titulo Consulta
Estatuto de autonomia de Santa Cruz é aprovado com 82% dos votos na Bolívia

Consulta foi qualificada de "ilegal e inconstitucional" pelo presidente Evo Morales

Da AFP
05/05/2008 | 09:17
Compartilhar notícia


O estatuto de governo autônomo da próspera região boliviana de Santa Cruz foi aprovado com 82% dos votos no referendo deste domingo, apesar da rejeição do governo, de acordo com a apuração parcial divulgada pela Corte Eleitoral local.

Com 22% dos votos apurados, 81,93% dos eleitores apóiam o Sim e 18,07% o Não sobre o estatuto que permitirá a criação de um governo autônomo, com funções similares aos poderes Executivo e Legislativo, com jurisdição local.

A consulta, qualificada de "ilegal e inconstitucional" pelo presidente Evo Morales, aconteceu em meio a incidentes isolados em redutos eleitorais do chefe de Estado. O saldo foi de 28 feridos em confrontos de ruas entre civis.

Dos 930 mil inscritos para votar em Santa Cruz - de uma população total de 2,5 milhões -, a abstenção chegou a 25,5%, de acordo com o canal de televisão privado PAT. A informação não foi confirmada pelo tribunal eleitoral.

A Corte Eleitoral anunciou que os resultados parciais correspondem à cidade e que a apuração será total até sábado. Enquanto a cidade de Santa Cruz festejava, Morales, o primeiro aimara a governar o país em seus 183 anos de história republicana, afirmou no palácio presidencial de Quemado em La Paz que a consulta "foi um rotundo fracasso", além de ilegal e inconstitucional.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;