Esportes Titulo
Novo Williams tem bico 'revolucionário' e 7 marchas
Da AFP
05/01/2004 | 20:52
Compartilhar notícia


Foto:AFPA Williams apresentou nesta segunda-feira seu novo carro, o FW-26, com o qual espera conquistar o Mundial de Fórmula-1 de 2004. A novidade fica por conta do bico, considerado revolucionário. A apresentação ocorreu na Espanha.

"Frank (Williams) ficou um pouco decepcionado, porque o bico deixa menos espaço para os patrocinadores", brincou Patrick Head, diretor-técnico da equipe. É que o novo carro, que já deu nesta segunda suas primeiras voltas oficiais, tem um bico muito diferente do modelo anterior, com formas mais arredondadas para baixo e muito mais estreito.

"Com as mudanças no regulamento, esta era uma das soluções a serem desenvolvidas", disse Head. "Este bico é difícil de explicar, mas os testes no túnel de vento nos indicam que é uma boa solução".

O novo motor, o BMW P84, também traz mudanças. "Chegamos a um tipo um pouco mais pesado, de melhor rendimento e muito mais confiável", comentou Mario Theissen, diretor da BMW Motorsport. Outra mudança diz respeito à caixa de marchas, com sete, em vez das seis da temporada passada.

"Temos que ser mais fortes em tudo. O objetivo em 2004 é conquistar um dos títulos", resumiu Frank Williams. "Na temporada passada, tivemos um começo ruim. Nenhuma escuderia pode se dar ao luxo de começar mal se pretende ganhar o título. Para este campeonato, decidimos nos antecipar".

A Williams terminou o Mundial de Construtores de 2003 em 2º lugar, com 144 pontos. A Ferrari foi a vencedora da competição, com 158, e a McLaren ficou em 3º, com 142. Entre os pilotos, Juan Pablo Montoya ficou em 3º no ano passado, atrás do finlandês Kimi Raikkonen (McLaren) e do alemão Michael Schumacher (Ferrari), que conquistou o sexto título mundial.

Os dois pilotos da Williams, Montoya e Ralf Schumacher, esperam muito do novo carro, ainda que a ida do colombiano para a McLaren em 2005 tenha sido o tema principal das conversas durante a apresentação do FW-26. "Sou 100% um piloto da Williams, e a escuderia me considera um piloto da Williams", afirmou Montoya. "Temos uma chance real de ganhar o título, e ninguém, nem a escuderia nem eu, quer deixá-la escapar. Queremos derrotar a Ferrari. Quero ser campeão mundial antes de deixar a Williams".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;