Política Titulo
Lula diz que vaias no Pan são 'reação do ser humano'
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
16/07/2007 | 08:26
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou como “reação do ser humano” as vaias que recebeu na última sexta-feira, durante a abertura dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, no Maracanã. Lula admitiu que ficou chateado com a atitude do público, mas garantiu que sua relação com o povo do Rio de Janeiro não será alterada.

Depois das vaias, Lula desistiu de declarar aberto os jogos, como estava planejado. A declaração foi feita pelo presidente do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), Carlos Nuzman.

“Na minha vida política, a vaia e o aplauso são dois momentos de reação do ser humano. A única coisa que eu, particularmente, fico triste é que eu fui preparado para uma festa. É como se eu fosse convidado para o aniversário de um amigo meu, chegasse lá e encontrasse um grupo de pessoas que não queria a minha presença lá. Eu tenho certeza de que não é esse o pensamento do Rio de Janeiro”, disse Lula, no programa de rádio “Café com o Presidente”.

Segundo o presidente, após o término do evento, várias pessoas disseram a ele que as vaias tinham sido organizadas. “Gente tinha recebido o convite. A mim, não me interessa o que aconteceu, já aconteceu. O importante é que foi uma abertura extraordinária dos Jogos Pan-Americanos”, completou.

Lula afirmou que não haverá mudanças nos planos de investimento do governo federal para o Rio por conta do episódio. “Isso não muda um milímetro do meu comportamento com o Rio de Janeiro. O Rio de Janeiro a gente poderia dizer continua lindo e merece que o governo federal faça o que for possível”, completou.

O presidente disse ainda que os Jogos Pan-Americanos poderão credenciar o Brasil a sediar uma Copa do Mundo ou uma Olimpíada. Segundo Lula, ao visitar a Vila do Pan, onde estão hospedados os atletas, todos elogiaram a estrutura montada para a competição.

“O que nós precisamos torcer é para que as pessoas saiam daqui com uma imagem altamente positiva da capacidade de organização que o Brasil tem para fazer eventos internacionais dessa magnitude. Aí sim, nós poderemos começar a pensar concretamente na Copa do Mundo 2014 e pensar na organização de uma Olimpíada, quem sabe, em 2016”, afirmou.

Sobre o desempenho dos atletas brasileiros, Lula elogiou a conquista da primeira medalha de ouro, no domingo, com o lutador de taekwondo Diogo Silva. Ele ressaltou que a atuação dos brasileiros será passaporte para as Olimpíadas de Pequim, que serão realizadas em 2008.

“Eu senti na cara das pessoas a alegria, a disposição. Todo mundo querendo ganhar, todo mundo querendo participar, todo mundo querendo fazer de si o melhor, até porque, muitas das marcas que vão ser medidas no Pan serão o passaporte dos atletas para ir à Olimpíada de Pequim”, finalizou.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;