Internacional Titulo
Opositor colombiano é morto em atentado congressista
Das Agências
29/12/2000 | 17:29
Compartilhar notícia


O congressista opositor colombiano Diego Turbay, sua mae e quatro guarda-costas foram assassinados nesta sexta-feira por um grupo armado que os emboscou quando viajavam por uma estrada do departamento de Caquetá (Sul do país), informaram as autoridades civis locais.

Segundo o subdiretor da polícia, o general Alfredo Salgado, o crime foi cometido por guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC, marxistas), comprometidas num processo de paz com o governo.

O membro da Câmara de Representantes pelo Partido Liberal e seu acompanhantes se dirigiam para a posse do prefeito eleito da cidade de Puerto Rico, a 60 km da cidade de Florência (capital de Caquetá), indicaram por sua vez várias emissoras de rádio.

Turbay, de 40 anos, era presidente da comissao do orçamento e da comissao de paz da câmara baixa. Também era irmao do também deputado Rodrigo Turbay, que morreu há alguns anos em cativeiro, seqüestrado pelas FARC.

Em Washington, o governo americano condenou o atentado contra Diego Turbay na Colômbia, lamentando ainda o impacto negativo sobre o processo de paz. "Condenamos esta violência sem sentido", disse um porta-voz do departamento de Estado. O porta-voz agregou que o atentado "nao ajuda o processo de paz".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;