Internacional Titulo
Termina reunião entre Bush e Blair em Camp David
Das Agências
24/02/2001 | 17:19
Compartilhar notícia


O presidente George W. Bush e o primeiro-ministro britânico Tony Blair concluíram neste sua reunião em Camp David, depois de explorar o desejo comum de cobrir as falhas nas sanções contra Iraque e conter, ao mesmo tempo, os ímpetos agressivos de Saddam Hussein.

Bush e Blair permaneceram na sexta-feira na casa de campo presidencial, e não haviam programado atividades oficiais para este sábado. Blair e sua esposa, Cherie saíram a bordo de um helicóptero com destino à Base Andrews da Força Aérea, próximo de Washington, e em seguida prosseguirão sua viagem para Londres. Os Bush ficarão até domingo em Camp David.

Durante o encontro que se prolongou por todo o dia de sexta-feira, Bush e Blair expressaram um compromisso geral de manter o vínculo especial existente entre suas nações, apesar de que suas posições possam ser opostas. Bush, ao contrário de seu predecessor Bill Clinton, que é amigo de Blair, disse que tomará um enfoque de não interferir nos esforços de paz na Irlanda do Norte.

‘‘Esperarei que o primeiro-ministro me peça’’, disse Bush em conferência de imprensa. ‘‘E permanecerei por perto, ansioso por ajudar, se for necessário’’, completou. ‘‘É difícil prever as circunstâncias exatas em que poderei pegar o telefone e pedir ajuda ao presidente’’, disse Blair. ‘‘Mas o fato de saber que está disponível é muito importante’’, ressaltou.

Os dois concordaram em apoiar o desenvolvimento da força de defesa européia e melhorar a capacidade da OTAN em seu trabalho de manutenção da paz e outras missões. Eles também se uniram em uma frente comum contra o Iraque, inclusive ao admitir que as sanções atuais têm afetado duramente o povo iraquiano e devem ser reavaliadas.

‘‘Nossas sanções são como queijo suíço; quer dizer - não são muito efetivas’’, disse Bush. ‘‘Cooperaremos para fazê-las mais efetivas... Uma mudança nas sanções não deverá motivar ou estimular Saddam Hussein de forma alguma’’, acrescentou.

Blair afirmou que compartilha as preocupações de Bush em relação à possibilidade de ataques com mísseis de países como a Coréia do Sul, mas não chegou a expressar sua aprovação ao sistema de defesa antimísseis proposto pelo presidente dos Estados Unidos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;