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Fenabrave promove curso para ampliar vendas de carro usado
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
11/04/2005 | 12:32
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Um filão a ser melhor explorado, por conta das dificuldades de um mercado de carros zero km altamente competitivo. Com a perspectiva de permitir aos concessionários ampliar o potencial de sucesso nos negócios de compra e venda de veículos usados, a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) lançou o curso Usados – Risco Zero.

O mercado dos carros usados tem inúmeros atrativos, de acordo com a Fenabrave. Pelos dados da federação, a cada carro novo emplacado (comercializado), são vendidos quase cinco usados. E em 60% a 70% das vendas de carros novos realizadas nas redes de revendas autorizadas, as lojas recebem um usado como parte do pagamento.

Além disso, de modo geral, a margem de lucro de um carro seminovo pode chegar a 20%, enquanto o zero km tem margem de 1% a 8%, no máximo, segundo o coordenador de conteúdo do curso, Amos Lee Harris Junior. “No caso de um carro mil novo, a margem não chega a 8% nunca. Se o concessionário ganhar R$ 200 a R$ 300 por carro mil já é bastante.”

Harris Junior considera que a grande maioria dos concessionários brasileiros sempre teve o foco apenas em vender carro zero km, e nos últimos anos a rentabilidade no setor ficou apertada. “Os revendedores não tinham trabalho mais específico para vender usados, que é uma moeda de troca importante.”

No curso, ministrado à distância, ele dá orientações. Uma das dicas é dispor de um departamento de usados com autonomia para comprar veículos. “Vamos ensinar também novas maneiras de pesquisar preços, quais os carros que são mico, quais têm boa saída, o mix ideal de modelos.”

O treinamento também orienta a fazer levantamento da vida pregressa do carro pela internet e a realizar avaliação do veículo. Oferece ainda orientações sobre como obter um histórico do cliente. Mais informações e inscrições pelo site www.fenabrave.org.br.



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