Internacional Titulo
Alerta para aumento de atividade vulcânica na Guatemala
Da AFP
27/12/2005 | 18:39
Compartilhar notícia


A Conred (Coordenadoria Nacional para a Redução de Desastres) da Guatemala declarou nesta terça-feira alerta institucional devido ao aumento da atividade do vulcão do Fogo, localizado no sudoeste do país, informou a instituição.

 "O vulcão vem mantendo uma atividade constante durante os últimos meses, no entanto hoje de madrugada ela aumentou, emitindo uma coluna de fumaça de cerca de 1,2 mil metros sobre a cratera, o que provocou o lançamento de cinzas em aldeias vizinhas", disse o diretor de Conred, Hugo Hernández.

"O pessoal especializado já foi mobilizado na área para avaliar as condições deste fenômeno natural, e também para coordenar ações com as autoridades locais ante qualquer eventualidade", acrescentou.

Também está sendo coordenado com a DGAC (Direção Geral de Aviação Civil) o cancelamento do tráfego aéreo na região visando evitar acidentes, acrescentou.

Embora o Instituto de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia preveja que a atividade possa durar cerca de cinco ou seis horas, o Conred decretou alerta por 48 horas, disse Hernández.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;