Turismo Titulo Uruguai
Histórica colônia
Christiane Ferreira
Enviada ao Uruguai
19/08/2010 | 07:09
Compartilhar notícia


As ruas de paralelepípedo são inconfundíveis em Colonia del Sacramento, um dos principais destinos do Uruguai, juntamente com Montevidéu e Punta del Este. Lá o estilo colonial prevalece, fazendo jus ao nome.

A ‘maçã da discórdia' - foi chamada assim devido à disputa de sua posse entre portugueses e espanhóis no século 12 - tem muita história para contar por meio de seus tesouros arquitetônicos que a tornaram Patrimônio Cultural da Humanidade.
Visitar as ruínas do Convento de São Francisco é passeio indispensável. O local é uma das construções mais antigas de Colonia del Sacramento, datado de 1683.

Localizada a 177 quilômetros de Montevidéu, Colonia é um convite ao passado. Lá o tempo parece ter ritmo próprio, por isso não se apresse ao visitar todos os pontos turísticos.

O centro histórico está repleto de atrações. Construção portuguesa do século 18, o Museu Municipal abriu suas portas como em 1951. Diferentes salas temáticas - arqueológica, paleontológica, indígena, religiosa, entre outras - fazem parte de suas instalações.

O Museu Espanhol e a Igreja Matriz, a mais antiga do Uruguai, são importantes ícones históricos de Colonia. No passeio pela parte velha da cidade também vale conferir o bastião de Carmen e a Plaza de Toros, onde se realizaram corridas de 1910 a 1912.

Aproveite um período livre para realmente não pensar em nada na Rua dos Suspiros, onde o tempo parece ter parado séculos e séculos atrás. Casas de pedra remetem exatamente à época em que Colonia pertencia aos portugueses.

Na parte moderna é possível encontrar edificações típicas de qualquer cidade, com ruas arborizadas e voltadas para o Rio da Prata. O Palácio Municipal aparece por cima dos edifícios baixos e, mais à frente, a Rádio Colonia mostra sua marca com imponente antena de metal.

RURAL
Colonia del Sacramento também oferece turismo rural. Um dos passeios disponíveis é o chamado El Muelle, local de confluência do Rio Rosário com o Rio da Prata. Passeios de barco, visitas guiadas e opções de provar a deliciosa gastronomia da região estão entre os atrativos.

Outras alternativas são a Estância Don Miguel, que oferece cavalgadas à luz da lua, além de todo o cotidiano do campo, que pode ser acompanhado pelos visitantes. Na Granja Arenas há produtos artesanais, além de museu, fábrica de doces com degustação e animais que vivem em suas terras.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;