Política Titulo Balanço
Bancada de deputados
projeta desafios maiores

Quatro partirão para reeleição na Assembleia;
outros dois buscarão vaga na Câmara Federal

Cynthia Tavares
Do Diário do Grande ABC
29/12/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


O ano de 2014 será de desafio para os deputados estaduais do Grande ABC. Da atual bancada formada por seis representantes, quatro garantiram que tentarão reeleição à Assembleia, alguns num cenário incerto de vitória. Outros dois possuem planos mais audaciosos para outubro.

Alex Manente (PPS-São Bernardo) lançou pré-candidatura à Câmara Federal. Será a primeira vez que o popular-socialista tentará cadeira em Brasília, após dois mandatos como deputado estadual. Ele será o único candidato do partido no Grande ABC. O capital político do parlamentar o credencia como favorito na briga pela vaga na Câmara dos Deputados. Na eleição de 2010, ele obteve 114.714 votos, número suficiente, na ocasião, para se eleger deputado federal.

Vanessa Damo (PMDB-Mauá) pode seguir o mesmo caminho. A deputada recebeu convite do vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), para alçar voos mais altos em 2014. Ela analisa a situação e deve anunciar a decisão no mês que vem. A chance de Vanessa disputar vaga federal é grande, principalmente porque o partido conta com Gabriel Chalita (PMDB), puxador de votos para engordar a bancada no Congresso.

Regina Gonçalves (PV-Diadema) busca se consolidar no cargo de deputada estadual. Na última eleição, ficou como primeira suplente do PV e assumiu a cadeira de Edson Giriboni (PV), em 2011, alçado à Secretaria estadual de Saneamento e Recursos Hídricos. A verde deve deixar em março, pois o correligionário sai da Pasta para tentar reeleição à Assembleia. A parlamentar espera apoio da máquina pública diademense, agora comandada por Lauro Michels (PV), para conquistar de vez seu espaço no Legislativo estadual.

O deputado estadual Orlando Morando (PSDB-São Bernardo) não deve ter dificuldades para conseguir sua terceira reeleição. José Bittencourt (PSD-Santo André) mantém aposta em votos de setor religioso para continuar no cargo.

CONFLITOS

A deputada estadual Ana do Carmo (PT-São Bernardo) tentará reeleição para o quarto mandato, mas terá um caminho árduo pela frente: superar a concorrência no diretório petista da cidade. Ela terá que disputar o voto com Luiz Fernando Teixeira, presidente do São Bernardo Futebol Clube, com Teonílio Monteiro da Costa, o Barba, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Em Mauá, a briga também promete ser acirrada. O governo de Donisete Braga (PT) pode ficar atrelado com até três nomes para deputado estadual. O secretário de Mobilidade Urbana, Paulo Eugenio Pereira Júnior (PT), tentará vaga na Assembleia Legislativa e é o favorito para pinçar legado deixado por Donisete. Mas enfrenta a concorrência partidária do vereador José Luiz Cassimiro.

O superintendente da Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá), Atila Jacomussi (PCdoB), também integra a lista porque, em 2012, apoiou Donisete no segundo turno eleitoral. A adesão aconteceu por garantias dadas pelo petista de auxílio à campanha do comunista à Assembleia.

No Congresso, Dib desiste de reeleição, Filippi se licencia e Helcio assume

A bancada regional na Câmara dos Deputados teve ano tumultuado, com afastamento, desistência de reeleição e novo integrante.

Ex-prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior (PT) se licenciou do cargo de deputado federal após aceitar convite do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), para comandar a Secretaria de Saúde da Capital. A nova função, aliás, vai impedi-lo de concorrer à reeleição em outubro.

Outro que abdicou de renovar o mandato foi o ex-prefeito de São Bernardo William Dib (PSDB). O tucano justificou o posicionamento pela desilusão com o Congresso e a morosidade de projetos. Seu legado político deve ser empenhado por seu genro Eduardo Grecco, diretor do Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André. Ele foi convidado pelo Solidariedade para ser candidato à Assembleia Legislativa.

No fim do ano, Helcio Silva (PT) renunciou ao cargo de vice-prefeito de Mauá para assumir cadeira em Brasília. Ele tomou posse no lugar de Valdemar Costa Neto (PR-SP), abdicou do mandato após ser condenado a sete anos e dez meses de prisão por envolvimento no escândalo do Mensalão. A meta do Paço de Mauá é reeleger o deputado, que será o único nome a federal do município pelo PT.

Depois de assumir definitivamente assento no Congresso, Vanderlei Siraque (PT-Santo André) usará a eleição do ano que vem para se firmar. O petista enfrenta concorrência no diretório andreense de Silvana Silva, nome apoiado por parte da executiva estadual.

Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT-São Bernardo), tentará chegar ao quarto mandato em 2014. Ele não enfrenta dificuldades internas, mas terá que conciliar a campanha com o cargo de líder da bancada petista na Câmara.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;