Turismo Titulo
Renovada Paraitinga
Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
21/10/2010 | 07:17
Compartilhar notícia


São Luiz do Paraitinga, que sofreu com as fortes enchentes do começo do ano, já se recuperou e após 10 meses renasce para a cultura. Com diversos eventos agendados, a cidade que fica a apenas 170 quilômetros da Capital se torna uma boa opção para quem gosta de história e busca muita diversão em meio a casarões seculares.

Detentora do maior patrimônio arquitetônico colonial do Estado de São Paulo, Paraitinga teve apenas 10% de seus prédios afetados, continuando destino atrativo para os foliões que desejam festejar em suas ruas centenárias.

A região com arquitetura marcada por casinhas antigas de portas e janelas grandes e coloridas foi reconhecida pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como patrimônio nacional do Brasil em março deste ano.

Com tudo organizado, várias atrações já estão sendo preparadas. A primeira será a Festa do Saci, entre os dias 28 de outubro e 2 de novembro, que tem o intuito de valorizar o folclore regional brasileiro. Estão programadas apresentações musicais e de teatro, contadores de história, saciata, saciranda, passeio saciclístico e trilhas enigmáticas. Para abrir o evento, está prevista a participação da fanfarra municipal Monsenhor Ignácio Gióia.

Pouco tempo depois, outro evento está previsto para acontecer na cidade, a Festa de Santa Cecília. A celebração acontecerá no dia 20 de novembro e terá um concurso de bandas e fanfarras. O final do ano também estará agitado. Paraitinga prepara comemorações para o natal e réveillon, que deverão estar bem iluminados. A cidade estará toda enfeitada e cheia de luzes para receber os turistas.

Da mesma forma, Paraitinga já planeja o seu maior evento, o Carnaval. Ponto forte da cidade, a folia está quase garantida para o ano que vem. A previsão é de que, assim como antes, haverá marchinhas pelas ruas da cidade e bandas tocando em diferentes pontos. Para esquentar a festa, em fevereiro, está previsto o Festival de Marchinhas, onde compositores locais e regionais se reúnem para apresentar novas canções que embalarão os foliões no Carnaval.

Além da programação cultural, a cidade é considerada refúgio de casais que buscam sossego em pousadas aconchegantes com jantar à luz de velas. E também por turistas adeptos de ecoturismo que se aventuram na Tilha das Sete Cachoeiras e em esportes radicais como rafting no Rio Paraibuna.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;