Diarinho Titulo Lições
Obra busca reflexões de ancestralidade e respeito

Livro ‘Com Qual Penteado Eu Vou?’ aborda temas que fazem a diferença na história das pessoas

Yasmin Assagra
Do Diáio
17/10/2021 | 00:47
Compartilhar notícia


Em um primeiro momento, é possível imaginar o que um livro que se chama Com Qual Penteado Eu Vou? pode falar sobre beleza ou estética. Mas a obra de autoria da andreense Kiusam de Oliveira diz muito mais que isso.

A história fala sobre ancestralidade, diversidade, gênero, sororidade (sentimento de irmandade, empatia entre as mulheres), virtudes e, claro, o amor.

No livro, a pequena Aisha se prepara para o aniversário de 100 anos de seu bisavô, Seu Benedito. A festa está sendo preparada no quintal de casa. Vai ter música, comida, decoração e o mais importante, a presença da família.

Animada com a celebração, Aisha conversa com os primos sobre penteados e pede para sua mãe caprichar.

Quando a festa começa e os convidados chegam, tudo fica ainda mais especial. Cada um dos 12 primos leva de presente uma virtude importante. Monifa, por exemplo, oferece a generosidade. Kwame, a sensibilidade e Amara, oferta a dedicação.

“Nas comunidades africanas, as virtudes são consideradas presentes para os seres humanos, é algo que faz parte de nós e de nossa história. Quando falamos em virtude, estamos falando também sobre ancestralidade”, afirma Kiusam.

Ao longo do livro, o leitor consegue acompanhar belas ilustrações que retratam as crianças, seus penteados e a diversidade entre eles. Adofo, por exemplo, é albino e o Olujimi tem síndrome de Down.

A obra também ensina a origem de cada nome dos primos e primas. Por exemplo, Jafari significa digno em Suaíli, e tem origem na África Oriental.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;