Os premiados, bem como os demais 600 filmes de 43 países, estarão diluídos entre os 63 programas do festival em São Paulo. A mostra de caráter competitivo representa o grosso da programação, que ainda conta com retrospectivas das cinematografias animadas de Portugal, Espanha e Coréia do Sul. Esta última chamou a atenção pela quantidade de filmes inscritos (83) e motivou a criação de dois programas, um destinado a obras vindas do país asiático e outro, exclusivamente ao trabalho do animador Lee Sung-gang.
Entre filmes infantis e adultos, há também uma coletânea com filmetes pertencentes ao Cartoon Network, com episódios das séries As Meninas Superpoderosas, A Turma do Bairro e Megas XLR. E, evidentemente, há os longas-metragens, espécie representada por cinco obras, como o dinamarquês O Menino que Queria Ser Urso, o russo O Anão Narigão, o francês A Profecia dos Sapos e o norte-americano Cabelo em Pé, do diretor Bill Plympton, que por conta de suas temáticas e abordagens é considerado o “Michael Moore da animação”, nas palavras de César Coelho, diretor do Anima Mundi.
A cereja do sorvete, como sempre, são os artistas convidados. Tim Hill, roteirista da série Bob Esponja (Nickelodeon), está entre eles e ministrará um workshop a 70 felizardos. Também aterrissam na Bienal, com a finalidade de comandar bate-papos com o público, nomes como o russo Konstantin Bronzit e os britânicos Dick Arnall e Jonathan Hodgson.
Anima Mundi – Festival de cinema de animação. Desta quarta até domingo (dia 25), das 11h à 0h. Na Fundação Bienal São Paulo – parque Ibirapuera, portão 3. Tel.: 5574-5922. Ingr.: de R$ 2 a R$ 4 (entrada na Bienal) e de R$ 1,50 a R$ 5 (entrada nas salas de exibição). Informações: www.animamundiweb.com.br.
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