Internacional Titulo
Ruínas Maias podem ser uma das novas sete maravilhas do mundo
Da AFP
02/03/2007 | 17:04
Compartilhar notícia


Os restos arqueológicos maias de Chichén Itzá, localizados no estado de Yucatán, sul do país, têm amplas possibilidades de serem consideradas uma das sete novas maravilhas do mundo.

Essa antiga cidade pré-hispânica é um dos 10 lugares mais votados na internet para ser proclamada uma das sete expressões arquitetônicas mais prodigiosas do mundo, apontou o suíço Bernard Weber, organizador do concurso.

Chichén Itzá recebeu ontem o certificado oficial como um dos 21 finalistas do concurso, organizado pela Fundação New 7 Wonders que termina no dia 7 de julho próximo.

Francisco López Mena, diretor-geral do Conselho de Promoção Turística do México, recebeu o documento, na companhia do diretor-geral do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH), Alfonso de María.

Até o momento, 27 milhões de participantes votaram pela internet ou por mensagens com telefone celular e no dia 15 de março será divulgada a primeira lista, com os 21 lugares finalistas, dos 77 originalmente propostos.

No dia 7 de julho, com uma cerimônia em Lisboa, Portugal, a lista definitiva será divulgada.

O México foi a penúltima parada de uma viagem mundial por 21 países iniciada por Weber em setembro de 2006 em Atenas, Grécia, para promover as sete novas maravilhas, que estará na próxima semana em Nova York.

Entre as maravilhas do concurso estão a Grande Muralha da China; a cidade de Petra, na Jordânia; as ruínas de Stonehenge, na Inglaterra; a cidade de Machu Picchu, no Peru; o Cristo Redentor, no Brasil; o Coliseu romano e a Torre Eiffel, da França.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;