Economia Titulo Investimentos
Brasil defenderá no G-20 investimento público
05/11/2008 | 07:45
Compartilhar notícia


O Brasil vai defender na reunião dos ministros de Fazenda e presidentes de bancos centrais dos países do G20 (19 países industrializados e mais a União Européia) esta semana em São Paulo que o financiamento de investimento público, principalmente em infra-estrutura, por bancos de desenvolvimento é necessário no momento.

"Os países que têm acesso a bancos de desenvolvimento podem suprir o crédito para investimento", afirmou Luiz Eduardo Melin, chefe de gabinete do ministro da Fazenda, Guido Mantega, a quem estava representando, na abertura do 4º Encontro de Entidades de Crédito Especializadas em Médio e Longo Prazos da América Latina e Europa ontem.

Melin defendeu que entidades multilaterais, como Fundo Monetário Internacional, Banco Mundial e Banco Interamericano de Desenvolvimento, deveriam se adaptar aos novos tempos e, sobretudo, "ouvir mais" os países em desenvolvimento "e prescrever menos" políticas aos seus governos, ajudando os países em questão.

Para Melin, a responsabilidade fiscal é importante, mas o investimento público também. Ele ainda destacou que o sistema financeiro brasileiro "é sólido, supervisionado e nele as autoridades têm a informações necessárias para agir".

O G20 é integrado por Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Coréia do Sul, Turquia, Reino Unido, Estados Unidos e União Européia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;