Esportes Titulo
Dia de Laranjada?
Anderson Fattori
Com Agências
02/07/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Brasil e Holanda em Copa do Mundo é sempre sinônimo de grande jogo. Duas seleções que atacam, possuem jogadores habilidosos e protagonizaram duelos memoráveis nos últimos anos. Hoje, às 11h (de Brasília), em Port Elizabeth, não deve ser diferente. No que depender das expectativas, o confronto promete ser o mais aberto do Mundial. Quis o destino que dois favoritos se encontrassem mais uma vez em fase decisiva. Por enquanto está 2 a 1 Brasil. Resta saber se os holandeses vão se vingar ou os brasileiros farão outra laranjada, em alusão à Laranja Mecânica de 1974.

Apesar de assumir que manterão os esquemas ofensivos, os técnicos recomendam boa dose de cuidado. Dunga, por exemplo, comemora a possibilidade de enfrentar adversário que também busca o ataque. "Esperamos uma partida aberta. A tendência é ser um jogo bonito de se ver Brasil e Holanda têm jogadores técnicos, que tentam sempre arriscar jogada, que buscam o drible. E, quando duas equipes tentam jogar, fica melhor para todos", analisou.

O duelo será modelado através das estratégias que serão usadas pelos treinadores. Na Holanda, o técnico Bert Van Marwijk deve manter o esquema com três atacantes, com Robben e Kuyt abertos como verdadeiros pontas e Van Persie mais centralizado. Sneijder será o responsável por acionar os atacantes.

A ideia é explorar a maior deficiência brasileira, que é a cobertura dos laterais, principalmente de Michel Bastos, que tem pouco poder de marcação. No último amistoso antes da Copa, contra a inexpressiva Tanzânia, o Brasil passou sufoco pelo setor, com Felipe Melo tendo dificuldades para cobrir os avanços do lateral.

Pensando nisso, Dunga pode adotar postura mais defensiva. O treinador, aliás, busca soluções para remendar o meio-de-campo. Elano está descartado e Felipe Melo é dúvida. Para piorar, Ramires, reserva imediato, cumpre suspensão. Ontem, mais uma vez o técnico fechou o treino. Se não houver surpresas, Josué entra como titular caso Felipe Melo não possa atuar. Já Daniel Alves ocupa vaga de Elano. Pelo menos é isso que Dunga deixou claro. "Temos uma forma de jogar. Não podemos inventar uma tática para cada partida", adiantou.

Defendendo invencibilidade de 23 jogos, os holandeses estão confiantes em seguir adiante no Mundial, mas preferem passar a responsabilidade para o outro lado. "O Brasil é um dos favoritos para ganhar a Copa, possui os melhores jogadores. Mas já provamos que somos capazes. O importante é que a gente consiga manter nosso estilo de jogo", aconselhou o técnico Van Marwijk, que está contente com o desempenho de sua seleção. "Ganhamos merecidamente todos os jogos até agora. Temos capacidade para jogar melhor e vamos demonstrar isso contra o Brasil", prometeu.

As estratégias foram lançadas. Estarão em campo onze laranjas, resta saber se os jogadores brasileiros farão bela laranjada ou engasgarão com o bagaço.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;