Internacional Titulo
Papa recusa convite para viajar ao México em outubro
Da AFP
03/07/2004 | 11:06
Compartilhar notícia


O papa João Paulo II recusou neste sábado o convite dos bispos do México para viajar a Guadalajara para o próximo congresso mundial eucarístico, realizado no mês de outubro.

O papa participará no congresso "através de uma ligação audiovisual especial, que lhe permitirá acompanhar a celebração final do congresso eucarístico e dirigir uma mensagem particular aos sacerdotes e fiéis presentes", informou o Vaticano em uma mensagem.

Nesse congresso, que se realizará de 10 a 17 de outubro, João Paulo II lançará o Ano especial consagrado ao sacramento da Eucaristia, tema que o pontífice muito aprecia.

A distância até o México e o cansaço relativo ao fuso horário tornam esta viagem muito difícil para o Papa. Entretanto, aos 84 anos de idade, João Paulo II não renunciou, apesar de sua má saúde, a viajar ao estrangeiro.

Esteve nos dias 5 e 6 de junho na Suíça e é esperado em Lourdes, no sul da França, nos dias 14 e 15 de agosto próximo.

A visita relâmpago de dois dias à Suíça para encontrar-se com os jovens católicos do país, reunidos pela primeira vez em Berna, foi considerada por seus colaboradores como uma verdadeira prova e tê-la superado abriu o caminho para outras etapas de seu pontificado itinerante.

Em Lourdes, nos dias 14 e 15 de agosto, participará nas comemorações dos 150 anos da proclamação do dogma da Imaculada Conceição da Vírgem Maria, informou o Vaticano.

O pontífice será recebido no dia 14 de agosto pelo presidente francês Jacques Chirac. A última vez que o Papa visitou a França foi em 1997, por ocasião das Jornadas Mundiais da Juventude.

O Papa só se desloca em cadeira de rodas desde do final do ano passado e toma principalmente corticóides, assim como medicamentos para evitar problemas cardíacos, cujos efeitos colaterais se refletem em seu rosto.

João Paulo II começou suas viagens ao exterior em 1979, no México, poucos meses depois de ter sido eleito para o trono de São Pedro.

Entre outras partes do mundo, o papa já esteve oito vezes na América do Sul (em 10 países), oito vezes na Ásia e Oriente (em 13 países) e 15 vezes na África (em 43 países).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;