Automóveis Titulo
Futuro mais próximo da realidade
Marcelo Monegato
Enviado a Paris
06/10/2010 | 07:02
Compartilhar notícia


O Salão de Paris mostra face diferenciada dos conceitos em relação a outras tradicionais exposições automotivas. Ao contrário de projetos futuristas e abstratos, os veículos apresentados na Cidade Luz estão mais próximos à realidade.

A Renault, que aposta todas as fichas nos carros elétricos, revela o Zoe. Conceito em Paris, o compacto ganhará as ruas da Europa em 2012, de acordo com o presidente mundial da marca francesa, o brasileiro Carlos Ghosn. Traz motor elétrico de 80 cv e 22,6 mkgf de torque. Destaque para autonomia de 160 km com uma única carga.

Permanecendo no espaço da Renault, pulamos para o DeZir. Com traços muito mais arrojados - impossível não compará-lo ao Audi e-tron -, o modelo invocado também é movido a eletricidade - baterias de ion-lítio - e tem autonomia de 160 quilômetros. Oferece, porém, mais potência e desempenho que o Zoe. São 150 cv e 23 mkgf de torque, que fazem o veículo ecologicamente correto ir de 0 a 100 km/h em 4 segundos e atingir a velocidade máxima de 180 km/h.

Com estilo que, segundo a própria Peugeot, é a mistura de SUV e cupê, o HR1 dá as caras pela primeira vez. Com sistema híbrido de propulsão HYbrid4 - motor compacto 1.2 a gasolina juntamente com propulsor elétrico -, o modelo entrega até 147 cv de potência. A transmissão é de seis marchas. Internamente, o Leão do futuro tem sistema de interface homem-máquina que, por meio de gestos corporais, permite controlar funções como o sistema de áudio, climatização e navegação.

No estande da Citroën, o conceito que chamou atenção foi o desenvolvido em parceria com a grife Lacoste. E como não poderia ser diferente, recebeu o nome de Concept Citroën Lacoste. Compacto, o modelo tem linhas extravagantes e futuristas - relativamente longe da realidade. Lembra um jipinho com seus 3,45 metros de comprimento somente. Este, ao contrário dos demais, tem único motor a combustão (gasolina) de três cilindros apenas.

Entre os mais simpáticos está o Kia POP. Com design em forma de gota, portas que abrem ligeiramente para cima e conjunto óptico dianteiro que o faz parecer personagem de desenho animado, o conceito desenvolvido em Frankfurt tem bloco elétrico de 68 cv, torque de 19,4 mkgf e autonomia de 160 quilômetros. Poderia muito bem vir a substituir o Picanto.

Na Audi, holofotes para o Quattro. De linhas arrojadas que mesclam A1, R8 e e-tron, o modelo tem motor 2.5 de cinco cilindros com injeção direta de combustível e turbocompressor capaz de gerar 413 cv e ir de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos. Excelente releitura do Audi Quattro revelado ao mundo na década de 1980. Alguns já o chamam de R4. Será?

Na BMW, impossível não fixar os olhos no Série 6 Coupé Concept. Arrojado, tem motor V8 biturbo de 407 cv. Vamos aguardar o Salão de Genebra, no próximo ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;