Política Titulo Editorial
Para reforçar a esperança
Do Diário do Grande ABC
04/07/2021 | 00:01
Compartilhar notícia


Duas reportagens da edição de hoje deste Diário servem de alento após meses de medo, incertezas e tristezas causados pela pandemia do novo coronavírus, que ainda circula por aqui e pelo mundo, e, em alguns países – com tendência de migrar para outros –, reforçado por suas variantes, algumas até mais perigosas. Mas dados compilados pela equipe do jornal mostram que o Grande ABC vive momento de declínio na ocupação de leitos de UTI, com números que indicam consolidação da tendência de queda nas mortes por Covid nas sete cidades. Nos últimos 14 dias o recuo nas internações com quadros graves da doença foi de 11,2%, de 399 para 354.

Para uma região em que doentes de algumas cidades morreram – foram 134 óbitos entre março e abril, pico da chamada segunda onda – na fila de espera por vaga em unidades de urgência, caso de Ribeirão Pires, são números que reforçam a esperança de que a vacinação começa a surtir efeito e que em breve os cerca de 2,8 milhões de habitantes do Grande ABC poderão a voltar a ter uma vida mais perto do normal. Não se pode falar em normal porque nem mesmo os especialistas ainda sabem quando isso será possível.

De todo modo, renasce a confiança em dias melhores, apesar de os boletins diários das prefeituras reportarem novos casos e falecimentos. Mas são números em queda, como mostra outra reportagem desta edição. Os dados revelam que o Grande ABC encerrou ontem a semana epidemiológica com o menor número de mortes por Covid em três meses. Foram 159 óbitos, o que elevou o total nas sete cidades para 9.042. Muitas perdas a se lamentar, é verdade, mas é preciso louvar a ciência por evitar que fossem ainda mais.

São duas boas notícias em meio a tantas tragédias, mas ninguém pode sair por aí comemorando como se não houvesse amanhã. Basta lembrar que abusos provocaram aumento de casos e mortes e levaram Estado e municípios a recuarem na flexibilização. Neste exato momento, países como Portugal foram obrigados a adotar medidas mais rígidas para evitar uma terceira onda que se anuncia, no rastro do avanço da variante delta, surgida na Índia. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;