Economia Titulo
‘Diário’ fatura prêmio de marca mais citada de jornais regionais
Niceia de Freitas
Do Diário do Grande ABC
11/12/2004 | 11:37
Compartilhar notícia


  

O Diário foi o vencedor do prêmio Top of Brands – Lembrança da Marca, na categoria jornais regionais. Outras 23 marcas, classificadas em diferentes categorias, de empresas, serviços e comércio, foram anunciadas sexta-feira à noite no teatro do Sesc, em Santo André, entre 60 finalistas. O prêmio foi criado pela Faculdade de Publicidade e Propaganda e Turismo, da Umesp (Universidade Metodista de São Paulo).

Alguns segmentos se destacaram na memória seletiva dos consumidores, caso do Diário, cuja marca foi lembrada por quase 90% dos entrevistados. O mesmo índice foi alcançado pela CVC, na categoria agência de viagens, e pela Blockbuster, na categoria videolocadoras. O diretor do Diário Evenson Robles Dotto ficou surpreso com o índice. "Sabíamos que éramos lembrados, mas não por quase todos", destacou.

Robles Dotto declarou-se extremamente satisfeito, principalmente por receber o prêmio da Metodista, uma instituição reconhecida e respeitada. Além disso, considerou que o reconhecimento da marca significa que o trabalho da empresa está no caminho certo. Por ter sido bem lembrado, aumenta a responsabilidade do jornal de oferecer aos leitores um produto de qualidade para manter a marca em evidência. "Se ganhamos este, também vamos querer o prêmio da próxima edição", acrescentou.

Entre as empresas selecionadas em 24 categorias do Top of Brands II, 11 foram premiadas pela segunda vez consecutiva. As novidades nesta edição foram as categorias provedores de internet, emissoras de TV, emissoras de rádio e jornais regionais.

Lembrança – A pesquisa entrevistou 700 pessoas, das quais 222 em Santo André, 262 em São Bernardo e 216 em São Caetano, com idade a partir de 18 anos, de ambos os sexos e classes sociais A1, A2, B1, B2 C e D. Os vencedores foram as marcas que tiveram maior índice de lembrança na soma dos três municípios. O estudo também observou as tendências masculinas e femininas por município, para dar maior ênfase às diferenças de opiniões.

Os entrevistados, principalmente com idade acima de 55 anos e das classes C e D, mostraram desconhecimento referente a algumas categorias como, por exemplo, no quesito provedores de internet. O diretor da Faculdade de Propaganda e Turismo, Paulo Rogério Tarsitano, destacou que a pesquisa é uma ferramenta para as empresas direcionarem investimentos em comunicação e marketing, além de o prêmio estimular o desenvolvimento econômico na região.

Muitas marcas foram lembradas, porém, entre as vencedoras, é possível notar a importância da região. No categoria buffet, o Padoveze foi o mais lembrado – somou no geral 83%. O maior índice de lembrança desse buffet foi em Santo André, mencionado por 85% do público feminino e 87% do masculino.

Na categoria clubes, a disputa foi acirrada entre São Caetano e Aramaçan. A diferença foi de apenas 1%, e o São Caetano, o mais citado pelos entrevistados da cidade, nas classes A1 e A2, e por pessoas entre 45 e 54 anos.

Pela primeira vez, o Colégio Metodista foi o mais lembrado no segmento, deixando o Colégio Singular em segundo lugar. Na primeira edição, o Singular ficou no topo da categoria. O prêmio Top of Brands estreou em 2000.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;