Cultura & Lazer Titulo
Efeitos dos ‘Matrix’ 2 e 3 não seduzem Hollywood
Cássio Gomes Neves
Do Diário do Grande ABC
01/01/2004 | 18:28
Compartilhar notícia


Quem quer que se atreva a adivinhar quais os filmes lançados em 2003 com potencial para concorrer à categoria de efeitos especiais da próxima edição do Oscar não seria doido de preterir da competição os longas Matrix Reloaded e Matrix Revolutions, as partes 2 e 3 da trilogia dos irmãos Wachowski. Mas a Academia de Ciências e Artes Cinematográficas de Hollywood, responsável pela organização da premiação, nem deu bola e botou para escanteio os dois filmes na relação primária que divulgou na terça-feira passada. São as fitas elegíveis para a cerimônia de 2004, a ser realizada em 29 de fevereiro.

Essa lista inicial traz filmes semi-finalistas, ou seja, aqueles que têm condições de ocupar as indicações destinadas para cada categoria, então finalistas de fato. Na terça-feira, o que se divulgou (somente para os membros votantes da Academia) foram 254 longas-metragens virtualmente capazes de aparecerem em modalidades como a de melhor filme, diretor, ator e atriz. A relação final só será divulgada no próximo dia 27.

No que diz respeito a efeitos especiais, serão somente três os indicados – diferentemente da maioria das categorias, com cinco cada uma. São sete os pré-indicados na modalidade desta vez, a começar pelo provável vencedor, O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei, terceiro filme da série tolkeniana de Peter Jackson, cujos antecessores (A Sociedade do Anel e As Duas Torres) levaram fácil, fácil o prêmio em seus respectivos anos.

Dois dos semi-finalistas são adaptações cinematográficas de histórias em quadrinhos. Um deles é Hulk, filme de Ang Lee que recriou o gigante verde inteiramente por computador, e o resultado foi apontado como decepcionante pela artificialidade da criatura; outro é X-Men 2, com o qual Bryan Singer levou às telas a história dos heróis mutantes e a eletrizante cena inicial, em que o personagem Noturno invade a Casa Branca. E isso já justifica a menção ao prêmio.

A versão em carne-e-osso de Peter Pan, dirigida por P.J. Hogan, garantiu seu lugar ao sol, bem como Master and Commander: The Far Side of the World, aventura naval de Peter Weir, com Russell Crowe, passada durante as guerras napoleônicas. Ambos os filmes ainda são inéditos no Brasil.

Por fim, Piratas do Caribe – A Maldição da Pérola Negra, filme de Gore Verbinsky chancelado pela Disney, e O Exterminador do Futuro 3 – A Rebelião das Máquinas, terceiro filme da série com o astro Arnold Schwarzenegger, sob direção de Jonathan Mostow, completam a lista de uma categoria que, embora veladamente, é das mais importantes para o cinema-espetáculo. Os produtores de Matrix, que indicaram somente o Revolutions e não o Reloaded para o Oscar de efeitos especiais, terão de assistir à premiação pela TV. O que foi antes considerado revolucionário (pois o primeiro Matrix levou o prêmio) pode hoje não passar de pastiche.

Só para relatar: os critérios para escolher os candidatos da categoria de filme estrangeiro, à qual pode comparecer o brasileiro Carandiru, de Hector Babenco, são diferentes e os indicados serão conhecidos somente no próximo dia 27.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;