Política Titulo Olho na urna
Poit afirma que Novo pode dobrar bancada

Deputado federal também acredita que Grande ABC deve eleger um estadual pela sigla

Daniel Tossato
Do Diário do Grande ABC
10/03/2022 | 00:01
Compartilhar notícia
Celso Luiz/ DGABC


Deputado federal com domicílio eleitoral na Capital e pré-candidato ao governo do Estado, Vinicius Poit (Novo) afirmou que o partido deverá dobrar o número de parlamentares no Congresso e que a região também poderá contar com um deputado da sigla. Poit participou da live no Facebook do Diário, ontem à noite.

De acordo com o parlamentar, o Novo tem como meta eleger 16 deputados federais, espalhados em diversos Estados. Atualmente a legenda conta com oito parlamentares na Câmara Federal. O obstáculo, entretanto, seria a falta de verba, já que o partido é o único que se posiciona contrário ao fundo eleitoral. O montante disponível para que os partidos façam campanha neste ano é de R$ 4,9 bilhões.

“Estamos confiantes. Vamos atuar para dobrar o número de deputados federais. A meta é ter 16 parlamentares na Câmara. Queremos eleger quatro em São Paulo, cinco em Minas Gerais, onde contaremos com ajuda do (governador do Estado) Romeu Zema (Novo), que está com boa avaliação. Queremos eleger deputados no Rio de Janeiro e também em Goiás. E trabalharemos para manter os deputados já eleitos pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina”, avaliou. “E também acredito que podemos eleger um deputado estadual pelo Grande ABC”, emendou. 

Na região, o partido ainda está em fase de seleção de candidatos que poderão concorrer no pleito de outubro. Para disputar eleição pelo Novo, o interessado deve passar por espécie de processo seletivo em que são avaliados os conhecimentos sobre administração e política, por exemplo. Na última eleição, o Novo lançou apenas um candidato a prefeito na região, pois os demais candidatos pleiteantes não atingiram o resultado esperado. 

Com raízes em São Bernardo, mas com vida política feita na Capital, Poit também avaliou a gestão do governador João Doria (PSDB), que comanda o Estado desde 2019. O deputado federal considera como positiva a atuação do tucano para trazer as vacinas contra a Covid-19, mas declarou que faltou diálogo, principalmente com os comerciantes, que, conforme o parlamentar, sofreram durante o lockdown imposto para evitar a disseminação da doença. Poit anunciou a pré-candidatura ao governo do Estado primeiramente aos filiados e simpatizantes do Grande ABC. 

“O que o Doria fez com a vacina foi algo positivo, mas ele também aumentou os impostos em meio à pandemia. Eu teria atuado mais próximo aos comerciantes. Talvez a realidade de Santo André seja diferente da realidade de Presidente Prudente, por exemplo. Então teria que ter uma abordagem diferente”, avaliou. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;