Economia Titulo
Ásia: bolsas fecham na maioria em alta, com liquidez reduzida por feriado nos EUA
05/07/2021 | 07:09
Compartilhar notícia


As bolsas da Ásia e do Pacífico fecharam majoritariamente em alta nesta segunda-feira, 5, num dia de liquidez reduzida por um feriado nos EUA e apesar de dados fracos da atividade econômica chinesa. Na China continental, o Xangai Composto subiu 0,44%, a 3.534,32 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto avançou 0,74%, a 2.414,40 pontos, com ganhos liderados por ações de setores industriais.

O apetite por risco se manteve nos mercados chineses mesmo após pesquisa mostrar que o índice de gerentes de compras (PMI) do setor de serviços chinês diminuiu para 50,3 em junho, tocando o menor nível em 14 meses e ficando bem próximo da marca de 50, que indica estagnação. A queda veio em meio a um aumento em novos casos de covid-19, o que prejudicou a demanda por viagens.

Em outras partes da Ásia, o sul-coreano Kospi se valorizou 0,35% em Seul hoje, a 3.293,21 pontos, e o Taiex registrou ganho mais expressivo em Taiwan, de 1,18%, a 17.919,33 pontos.

Por outro lado, o japonês Nikkei caiu 0,64% em Tóquio, a 28.598,19 pontos, pressionado por ações de telefonia móvel e da área farmacêutica, enquanto o Hang Seng recuou 0,59% em Hong Kong, a 28.143,50 pontos, influenciado por papéis de tecnologia.

O volume de negócios na Ásia e em outras partes do mundo tende a ser menor nesta segunda devido à comemoração do feriado da Independência nos EUA, que manterá os mercados locais fechados.

Investidores da região asiática também acompanham discussões de produtores de petróleo da Opep+, que desde a semana passada está num impasse sobre seus planos de oferta para este e o próximo ano. As conversas vão ser retomadas hoje.

Na Oceania, a bolsa australiana terminou o pregão em alta marginal, sustentada por ações de petroleiras. O S&P/ASX 200 avançou 0,09%, a 7.315,00 pontos. (Com informações da Dow Jones Newswires).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;