Economia Titulo
Tempestades já dão indícios de aumento da inflação
Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
14/01/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


A novela ocorrida no ano passado se repete. Depois dos moradores da Grande São Paulo enfrentarem cerca de 40 dias seguidos de chuva no começo de 2010, neste ano os céus não estão dando trégua. E, além das enchentes, os consumidores enfrentarão outro problema: o aumento dos preços dos alimentos.

De acordo com o economista da Gradual Investimento, André Perfeito, os indícios de inflação começaram a aparecer. Ele destaca a inundação da Ceagesp, ocorrida nesta semana, pelas águas do Rio Pinheiros, em São Paulo.

O economista avalia, por nota, que o problema com o entreposto que abastece quase toda a Região Metropolitana deve proporcionar queda na oferta e alta nos valores cobrados.

"Exemplo disso é o preço da alface americana, que saiu de R$ 1,17 no fim de 2010 para R$ 1,63 ontem (quarta-feira), alta de 40%", argumentou Perfeito.

Outro problema climático é referente à logística. Segundo o especialista, as chuvas podem prejudicar o transporte dos produtos in natura. "O que vai se traduzir num segundo momento em altas para os consumidores", avalia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;