Internacional Titulo
Oficiais de Guantánamo treinaram militares para o Iraque
Da AFP
29/05/2004 | 14:30
Compartilhar notícia


Os encarregados dos interrogatórios na base naval americana em Guantánamo (ilha de Cuba) foram enviados ao Iraque no outono (boreal) passado e tiveram um papel decisivo no treinamento dos militares na prisão de Abu Ghraib, informa o New York Times neste sábado.

Citando fontes militares que pediram anonimato, o jornal afirma que as equipes de interrogatório de Guantánamo tiveram um papel importante em Abu Ghraib em dezembro passado, coincidindo com a data dos piores abusos cometidos contra os prisioneiros iraquianos nesse cárcere.

Os capturados no Iraque, ao contrário dos de Guantánamo, estão protegidos pelas convenções de Genebra.

Segundo o relatório, as equipes foram enviados ao Iraque para permanências de 90 dias, por iniciativa do general Geoffrey Miller, então responsável pelas operações em Guantánamo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;