Automóveis Titulo Lançamento
Força e esportividade
Vagner Aquino
Do Diário do Grande ABC
26/09/2012 | 07:00
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Divulgação


As peruas estão esquecidas pelo consumidor brasileiro. Ainda assim, no entanto, há clientes que torcem o nariz para modelos como minivans, SUVs e crossovers (que, em tese, ocuparam o espaço das station wagons) e se sentem carentes na hora de fechar negócio. E foi pensando nesse consumidor que a Volvo decidiu iniciar as vendas do V60, que parte de R$ 130,9 mil na versão T5 R-Design Comfort.

Lá fora desde 2010, o veículo chega aqui apenas com o sobrenome R-Design - típico dos modelos que prezam pela esportividade em se tratando de Volvo. A versão convencional pode aterrissar por aqui até o fim do ano.

Desde a versão básica, o sportswagon (como a marca prefere definir seu lançamento) vem com motor 2.0 16V turbo, câmbio automatizado de dupla embreagem Powershift de seis velocidades e lista de equipamentos de série bastante recheada. Ar-condicionado digital, vidros elétricos com função antiesmagamento, sistema de áudio com reprodução de MP3 e WMA, conexão USB e iPod e Bluetooth (tudo visualizável em tela central de 5 polegadas), bancos e volante revestidos com couro fazem parte do pacote.

Por R$ 149,9 mil, a configuração Dynamic traz a mais os sensores de chuva e de luminosidade, faróis de xenôn adaptativos com jato lavador, teto solar elétrico, regulagem elétrica para o banco do motorista e cinto para a fixação de compras no porta-malas. Este tem capacidade para 430 litros de bagagem - com os bancos rebatidos, são 1.241 litros.

Mais cara (R$ 199,9 mil), a versão topo de linha - batizada de T6 AWD - carrega o motor 3.0 V6 turbo de 304 cv e transmissão automática Geartronic de seis marchas. Com tração integral, o modelo agrega aos equipamentos disponíveis nas demais versões itens como sistema multimídia com tela central de 7 polegadas e DVD, navegação GPS, bancos dianteiros com aquecimento (regulagem elétrica também para o banco do passageiro), câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro e - para não fugir da tradição da marca sueca - os mais variados sistemas de segurança. São eles: leitura de placas de sinalização, aviso de mudança de faixa, além de controlador de velocidade adaptativo, que regula a distância do veículo à frente, e detector de pedestres com frenagem automática. Todos são vendidos como opcionais para as variantes mais baratas.

 

CITY SAFETY

No V60, o City Safety - que freia o carro automaticamente caso o motorista não reaja a tempo de evitar a colisão - funciona em velocidades até 50 km/h, um upgrade, haja vista que, antes, a velocidade limite era de 30 km/h.

 

VENDAS

Já disponível nas 21 concessionárias da marca no Brasil, o V60 R-Design deve emplacar 100 unidades até o fim do ano, "sendo um mix de 60% na versão de entrada (T5 Comfort), 30% da configuração T5 Dymanic e os 10% restantes na configuração topo, a T6 AWD", prevê Paulo Solti, presidente da Volvo no Brasil.

O modelo concorre diretamente com o Audi A4 Avant (R$ 151,5 mil), Volkswagen Passat (R$ 128.950) e Mercedes-Benz Classe C Touring, que não sai por menos de R$ 149,9 mil. Um dos principais argumentos é a primeira revisão - 12 meses ou 10 mil quilômetros - com preço fixo de R$ 669 para o T5 e R$ 789 para a versão T6. Ainda falando em pós-vendas, "teremos um novo ponto de vendas por mês nos próximos dois anos", revela Solti.

 

Visual arrebatador e muita segurança

 

Durante test drive de lançamento feito por 200 quilômetros entre a Capital e o interior paulista foi possível notar que o Volvo V60 não chama atenção somente no visual.

É verdade, por fora, tudo nele remete à esportividade, desde o para-choque e grade com acabamento black piano, passando pelas rodas de 18 polegadas (modelo Ixion) e linha alta de cintura, indo até a traseira, onde há a moderna combinação de extratores de ar e saída dupla de escape. Em meio ao trânsito, se torna comum ver o motorista ao lado admirando os atributos deste sueco. Porém, é na hora de guiar que o modelo mostra a que veio.

A bordo da versão T5 Dynamic (2.0 de 240 cv a 5.500 rpm), mesmo os mais lentos são convidados a pisar fundo. Com torque de 32,6 mkgf já disponível aos 1.800 giros - vai até as 5.000 rotações - fica fácil chegar aos 100 km/h. De acordo com a marca, a aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 8,1 segundos (no T6, são 6,2). A velocidade máxima é limitada aos 250 km/h.

Porém, como não estamos nas Autobans alemãs, resta chegar ao limite de 120 km/h permitidos no Brasil. Mesmo a essa velocidade, o equilíbrio entre força e estabilidade é claramente notável. Fora que não há meio de se sentir insegurança dentro deste Volvo, que vem de série com tecnologias como air bags frontais e laterais, freios ABS com EBA e os controles de tração, estabilidade e anticapotamento. Para conter toda essa fúria, os freios antitravamento têm sistema EBA, com assistência de emergência.

Mas isso não é tudo, de acordo com Hernane Faria, responsável por produto na Volvo, "o modelo V40 (que tem air bags até mesmo no para-brisas, para casos de atropelamento) deve chegar ao Brasil no primeiro trimestre de 2013", lembrando que o modelo estará no Salão de São Paulo, a partir do dia 24 de outubro.




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