Política Titulo Apuração
PMDB vai ao MP contra ligações clandestinas

Diretório de Mauá pede apuração de conexões de água sem hidrômetros feitas pela Sama

Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
27/03/2014 | 06:36
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


O diretório do PMDB de Mauá apresentou pedido de instauração de inquérito no Ministério Público para averiguação de ligações clandestinas de água na Viela Kossap, no Jardim Itapeva. O requerimento é embasado em reportagem publicada pelo Diário, no dia 11, a qual moradores do local apontam o superintendente da Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá), Atila Jacomussi (PCdoB), como responsável pela irregularidade. O comunista nega.

Protocolada na segunda-feira, a representação do PMDB, assinada pelo presidente local, José Carlos Orosco Júnior, requer que o MP, além de apurar o tema, faça mais dois encaminhamentos. O primeiro é abrir inquérito policial para responsabilizar o superintendente por furto de água, já que as ligações clandestinas foram feitas por meio de cavaletes sem hidrômetros, o que impossibilita precisar o consumo e especificar tarifa. O segundo é solicitar ao Ministério Público Eleitoral averiguação para saber se Atila praticou “ilícito eleitoral” ao conceder os benefícios aos munícipes.

Residentes da viela disseram ao Diário que Atila fez reunião antes de efetuar as ligações e pavimentar a via. Teria dito que seria candidato a deputado estadual em outubro. Os três moradores ouvidos pela equipe de reportagem disseram efusivamente que votariam em Atila e, ainda, garantiriam mais apoios ao comunista em gratidão pelas ligações clandestinas.

“Foi retratado a situação da Viela Kossap, mas se formos à Chácara Maria Francisca, por exemplo, vamos ver várias ligações de água irregulares. Recebemos denúncias de que ele fez milhares de ligações em troca de voto. Estamos vivendo a era do cangaço. Em vez de fazer ligações da maneira correta e permanente, ele prefere colocar cabresto eleitoral e levar a água de maneira irregular e provisória às residências de pessoas que estão precisando”, declarou Orosco.

Atila reafirmou ser o “maior interessado” na apuração do caso e por isso abriu sindicância. “Meu nome foi colocado em xeque. Quem não deve, não teme. O MP e a sindicância vão provar que não houve nenhuma interferência minha no local. Faço questão de encaminhar o resultado da sindicância aos órgãos competentes. A Foz do Brasil (concessionária dos serviços de esgoto na cidade) é a responsável por ligar e cortar ligações. Lamento que estejam querendo antecipar o debate eleitoral. Não tenho condição de entrar nesse jogo porque não sou candidato”, discorreu o comunista.

A Foz do Brasil garantiu ao Diário em duas oportunidades que não tem responsabilidade em ligações de água. A empresa informou que administra o sistema de pedidos de ligações à rede de água, encaminha as solicitações a Prefeitura e a Sama.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;