Política Titulo Educação
Em despedida, Marinho dá nota 9,25 para Cleuza

Prefeito de S.Bernardo ignora escândalos na
Pasta e elogia ex-secretária, que deixa governo

Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
03/07/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), ignorou série de escândalos protagonizada pela ex-secretária de Educação Cleuza Repulho (PT) e deu nota 9,25 pelo trabalho da petista ao longo de seis anos e meio no município. Ontem foi o último dia de Cleuza à frente da Pasta: em cerimônia no Teatro Cacilda Becker, pela manhã, ela transmitiu o cargo ao ao vereador Paulo Dias (PT), que se licenciou da Câmara.

Cleuza é ré em ação civil pública proposta pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) ABC, acusada de desvio de recursos públicos e formação de quadrilha. Segundo promotores, ela participou de esquema que superfaturou em pelo menos R$ 4 milhões compra de tênis e mochilas a alunos da rede pública. O Ministério Público chegou até a pedir prisão preventiva dela, o que foi negado em primeiro momento. O processo tramita no Fórum de São Bernardo. A ex-titular da Pasta alega inocência (leia mais abaixo).

O evento que oficializou sua saída da administração petista foi marcada pela presença maciça do secretariado, dos deputados estaduais do PT Teonílio Barba e Luiz Fernando Teixeira e promotores – como o da Infância e Juventude da Comarca da cidade, Jairo Edward de Luca, que chegou a pedir veto ao plano de distribuição de merenda no município, que restringiu pela metade a oferta de alimentos, em proposta idealizada pela ex-secretária. Também estiveram no evento grande parte de vereadores, inclusive da oposição – críticos ferrenhos à gestão de Cleuza.

Em seu discurso, Marinho exaltou o trabalho da correligionária, enfatizando que em alguns momentos ela sofreu injustiças em razão de críticas. “As homenagens de hoje (ontem) aqui para você Cleuza são resposta para muita injustiça que foi dita em relação ao seu papel aqui. Para mim, fica o meu muito obrigado. Eu sei que fui duro com você em alguns momentos, mas foi para o bem da nossa criançada”, afirmou.

O chefe do Executivo exaltou também o trabalho da ex-titular ao citar o plano de merenda nas escolas da rede, que ainda registra muitas contestações de pais de alunos. “Quando eliminamos 70% do açúcar na distribuição alimentar, quem mais resistiu não foram as crianças, sim os adultos, porque estão acostumados a hábitos. São pequenos exemplos e ações que são de grande transformação”, adicionou.

Em sua fala, Cleuza fugiu das polêmicas durante seu período na administração, citando apenas que, “quando houve problemas, nós resolvemos”. Acrescentou também que muito de sua ausência física na administração – também ponto de muita crítica – ocorreu por conta das atribuições à frente da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação). “Precisei viajar muito e isso fez com que ficasse muito fora, mas foi importante”, complementou.

Próxima de assumir provavelmente cargo na Unicef, Cleuza fez questão de frisar que pediu para deixar o governo Marinho, embora o prefeito tenha demitido a subordinada. “Eu pedi para sair. A conversa com o Marinho foi há uns três meses. Foi decisão pessoal. Eu queria descanso”.

Novo titular da Pasta, Paulo Dias fez discurso emocionado, relembrando trajetória de vida. O ex-vereador, que não concorrerá mais ao Legislativo, não falou de metas, apenas agradeceu oportunidade e prometeu comprometimento. “Sou muito grato a Deus por esse momento extraordinário. Assumo esse compromisso garantindo dedicação à exaustão para garantir excelência”, discursou. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;