Internacional Titulo
Líderes opositores negam comandar rebelião na Bolívia
Da AFP
13/10/2003 | 18:48
Compartilhar notícia


Os líderes opositores Evo Morales e Felipe Quispe negaram nesta segunda-feira, em separado, uma suposta liderança da rebelião popular que exige a renúncia do presidente Gonzalo Sánchez de Lozada, que os acusou de organizar uma conspiração contra seu governo.

"O presidente boliviano está mareado com o poder (...) é tão teimoso, tão caprichoso e tão soberbo que não quer escutar o povo boliviano, que saiu às ruas para pedir sua renúncia em quatro cidades do país", afirmou Morales, líder do Movimento Ao Socialismo (MAS).

Morales, que disputou a presidência com Sánchez de Lozada, disse que o não renunciar, a pedido do povo boliviano, causará mais atos de sangue, depois de um mês de conflitos que custaram a vida de pelo menos 41 pessoas e deixaram mais de cem feridas.

Líder da poderosa Confederação Sindical Única dos Trabalhadores Camponeses (CSUTCB) e do Movimento Indígena Pachacuti (MIP), Quispe, cujos militantes mantêm parcialmente bloqueadas as estradas do planalto andino há um mês, afirmou que o presidente "continua confuso".

"Ele está em um laboratório e não conhece a nossa realidade", acrescentou.

"Vamos sair às ruas até que este Sánchez de Lozada renuncie. Estão nos matando em nome da democracia. Se vão nos caçar, muito bem, que venha a morte. Nascemos para isso, não tenho medo", declarou Quispe.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;