Política Titulo
Campinas passa a cobrar ‘IPTU dos mortos’
07/01/2006 | 08:20
Compartilhar notícia


Um novo imposto municipal surpreendeu moradores de Campinas na virada do ano. Donos de sepulturas nos três cemitérios públicos estão recebendo este mês uma cobrança de manutenção, que varia de R$ 89 a R$ 179, ironicamente batizada de “IPTU dos mortos”, referência ao Imposto Predial Territorial e Urbano, também distribuído em janeiro. A taxa causou protestos. Os proprietários de jazigos alegam que a cobrança não está prevista no contrato com o cemitério e não pode ser feita.

A Setec (Serviços Técnicos Gerais), autarquia responsável pelo serviço funerário municipal, o uso e ocupação do solo, alega que a cobrança da taxa está prevista em uma lei aprovada em 1999. A norma, entretanto, nunca havia sido aplicada antes. Os donos de túmulos prometem recorrer ao Procon e à Justiça.

A Setec administra os cemitérios de Nossa Senhora da Conceição, da Saudade e de Sousas, que juntos representam pouco mais de 58 mil sepulturas. “É uma indignação”, comentou uma das proprietárias Rosemery Albuquerque.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;