Nacional Titulo
Liga carioca tenta barrar desfile da Unidos da Ponte
Do Diário do Grande ABC
19/01/1999 | 16:51
Compartilhar notícia


A Liga das Escolas de Samba (Liesa) vai recorrer da decisao do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que concedeu liminar permitindo que a Escola de Samba Unidos da Ponte desfile no grupo especial este ano. No carnaval de 1996, a Unidos da Ponte foi rebaixada para o grupo de acesso, onde tem desfilado desde entao. Na ocasiao, a diretoria da escola entrou na Justiça contra a Liesa, alegando ter sido prejudicada pelos jurados.

"A Ponte caiu porque nao fez um bom carnaval", afirmou o advogado da Liesa, Alcione Barreto. "E a escola só entrou na Justiça porque foi rebaixada". Barreto contou que, por enquanto, a Liesa nao está se preparando para incluir mais uma escola no desfile do grupo especial (que já conta com 14 agremiaçoes). "É claro que se a liminar for mantida ela desfila, mas vamos tentar revogá-la", garantiu. A Unidos da Ponte havia ganho no Tribunal de Justiça do Rio, em março do ano passado, o direito de desfilar. A Liesa, no entanto, por meio de uma medida cautelar, conseguiu reverter a decisao fazendo com que a situaçao se arraste na Justiça há quase três anos.

De acordo com o assessor da presidência da Unidos da Ponte, Edson Tessier, em janeiro de 1996, portanto antes do carnaval daquele ano, a sua escola e a Caprichosos de Pilares entraram com açao na Justiça contra o fato de a Liesa passar a escolher os jurados do carnaval - atribuiçao anteriormente conferida à prefeitura e à Riotur. "O que suspeitávamos aconteceu: as duas escolas foram rebaixadas", contou a advogada da Ponte, Ana Lúcia Mascarenhas.

No carnaval de 1997, as duas agremiaçoes desfilaram no grupo de acesso. A Caprichosos de Pilares conseguiu ficar entre as primeiras colocadas, garantindo o direito de desfilar no grupo especial no ano seguinte, o que de fato aconteceu. Como ela se manteve no grupo, garantiu sua vaga para o desfile deste ano. O nome da escola, entretanto, permanece na açao. "Para a Caprichosos, a liminar é indiferente, uma vez que ela já está no grupo especial", explicou Ana Lúcia. A Unidos da Ponte, ao contrário, nao conseguiu voltar ao grupo especial.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;