Economia Titulo Transição
Feijóo passará o cargo de presidente sob olhar de Lula
Luciele Velluto
Do Diário do Grande ABC
02/08/2008 | 07:16
Compartilhar notícia


José Lopes Feijóo deixa hoje o cargo de presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e passa o título para o funcionário da Mercedes-Benz Sérgio Nobre. O evento, que empossa a nova direção da organização, contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ocupou o cargo até 1981.

Ao todo, 257 trabalhadores assumem seus cargos na direção do sindicato pelos próximos três anos, com a possibilidade de reeleição para o mesmo cargo pelo mesmo período.

A nova executiva foi eleita em dois processos no início deste ano: um que escolheu os representantes nas fábricas - obrigatório para quem quer concorrer a chapa executiva - e a eleição da direção da organização.

A primeira etapa ficou marcada pela disputa no Comitê Sindical da Volkswagen, que desta vez teve três chapas concorrendo aos cargos. No entanto, o grupo do sindicato acabou levando sozinho todos os postos, mesmo obtendo pela primeira vez na fábrica resultado abaixo dos 50% dos votos válidos.

No segundo turno, a chapa do sindicato concorreu sozinha e, com pouco mais de 60% de participação dos aptos a votar, o grupo encabeçado por Sérgio Nobre foi eleito para a próxima gestão.

O funcionário da Ford Feijóo continua no movimento sindical, mas de forma mais abrangente: na executiva nacional da CUT (Central Única dos Trabalhadores), a qual já faz parte.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;