Internacional Titulo
Coréia do Norte se nega a negociar questão nuclear com EUA
Da AFP
23/08/2004 | 08:53
Compartilhar notícia


O governo da Coréia do Norte afirmou nesta segunda-feira que é "impossível" realizar novas negociações com os Estados Unidos para pôr fim ao programa de desenvolvimento de armas nucleares de Pyongyang. O anúncio foi feito pela agência de notícias norte-coreana.

Um porta-voz do ministério das Relações Exteriores norte-coreano disse que será inviável realizar uma reunião de trabalho para preparar uma nova rodada de negociações multilateral, devido à posição hostil de Washington em relação a Pyongyang.

"Isso tornou impossível para a Coréia do Norte participar dessas discussões e a priva de qualquer justificativa elementar para se sentar à mesa de negociações com os Estados Unidos", declarou o porta-voz em um comunicado publicado pela agência de notícias.

O comunicado inclui ainda fortes insultos contra o presidente americano, George W. Bush, que é descrito como "um tirano que deixa Hitler no esquecimento". "É um imbecil político privado da moral mais elementar como ser humano e uma má pessoa", acrescentou.

Uma nova sessão de negociações deveria, inicialmente, ser aberta no próximo mês entre Estados Unidos, China, Rússia, Japão e Coréia do Sul para discutir a paralisação do programa nuclear norte-coreano e seu desmantelamento final.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;