Economia Titulo
Inadimplência do cheque aumenta 11,8% em outubro
Do Diário OnLine
Com Agências
02/12/2004 | 14:08
Compartilhar notícia


O volume de cheques sem fundos registrou alta de 11,8% em outubro, em comparação com setembro. O índice chegou a 17 cheques devolvidos a cada mil compensados, de acordo com uma pesquisa da Serasa (empresas de análises e informações para decisões de crédito e apoio a negócios), divulgada nesta quinta-feira.

Esse é o segundo maior índice do ano, abaixo apenas do mês de março, que apresentou 17,2 cheques sem fundos por mil compensados.

De acordo com a pesquisa, dos 167,6 milhões cheques compensados em outubro, 2,8 milhões foram devolvidos por falta de fundos. Em setembro de 2004, foram compensados 171,9 milhões de cheques, dos quais 2,6 milhões foram devolvidos.

Comparando o índice de cheques devolvidos de outubro de 2004 com o do mesmo mês do ano passado, que ficou em 15,9, verifica-se crescimento de 6,9% no índice de cheques devolvidos a cada mil compensados.

No período de janeiro a outubro deste ano foram compensados 1,741 bilhão de cheques, dos quais 27,5 milhões voltaram sem fundos. No mesmo período de 2003, o número de cheques compensados foi de 1,864 bilhão, dos quais 29,3 milhões foram devolvidos. De janeiro a outubro de 2004, o índice de cheques por insuficiência de fundos a cada mil compensados ficou em 15,8, contra o índice de 15,7 no mesmo período de 2003, apresentando evolução de 0,6%.

Os economistas da Serasa alertam que a alta reflete uma falta de metodologia do comércio, que vende a prazo com cheque pré-datado sem consultar informações adicionais como renda, tempo de serviço e outras informações usuais em operações de crédito.

Entretanto, a Serasa afirma ainda que o aumento dos juros pode ter contribuído para a maior inadimplência, pois encareceu as modalidades de crédito ao consumidor. Também a renda das pessoas não está crescendo. Ao contrário, o dinheiro disponível no orçamento doméstico diminuiu nos últimos meses por conta de reajustes de tarifas como energia, telefonia e combustíveis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;