Cultura & Lazer Titulo
Globo aposta em James Bond
Alessandro Soares
Da Redaçao
08/10/2000 | 18:03
Compartilhar notícia


A boa performance dos filmes de James Bond na sessao Intercine da Rede Globo rendeu ao agente secreto inglês criado por Ian Fleming uma atençao especial. Começa nesta segunda e vai até sexta-feira o Intercine Especial somente com fitas de 007, incluindo as mais famosas da década de 60 com Sean Connery no papel, e os trabalhos posteriores de George Lazenby, Roger Moore e Timothy Dalton.

Neste segunda, na estréia à 1h55, a escolha fica entre Connery ou Moore, Moscou Contra 007 (1963), sob os ecos da guerra fria entre Estados Unidos e a entao Uniao Soviética, ou 007 Contra o Foguete da Morte (1979), com cenas rodadas no Brasil, entre elas uma perseguiçao de barco que começa na Amazônia e termina nas cataratas do Iguaçu. O primeiro, aliás, era a história favorita do presidente norte-americano John Kennedy (From Russia With Love), inspirando o produtor Albert R. Broccoli a dar início à série.

Para a atraçao desta terça, o público poderá votar na segunda em 007 Permissao Para Matar (1989), com Dalton, ou 007 Somente Para Seus Olhos (1981), com Moore. Na quarta-feira, as opçoes sao 007 a Serviço de sua Majestade (1969), com Lazenby, e 007 Contra Octopussy, com Moore. Quinta-feira disputam 007 Contra a Chantagem Atômica (1965), com Connery, e 007 O Espiao que me Amava (1977), com Moore. Por fim, na sexta-feira, 007 Marcado Para a Morte (1987), com Dalton, ou 007 Os Diamantes Sao Eternos (1971), com Connery.

Assim como acontece em suas aventuras, 007 invariavelmente vence quando seus filmes sao oferecidos na disputa pela preferência do público no Intercine. Em 1997, a Globo já havia realizado um festival especial com filmes do charmoso agente, apresentando uma programaçao pronta e mesclando trabalhos de todos os atores que fizeram 007 no cinema, incluindo o modelo australiano George Lazenby, que viveu James Bond apenas uma vez.

Desta vez é o público quem escolherá entre filmes com Sean Connery ou Roger Moore, entre Sean Connery e Timothy Dalton, ou Roger Moore e George Lazenby. O mesmo ator nao aparece duas vezes na mesma votaçao, mas só Roger Moore disputa com todos. É uma chance para conferir se o público prefere o filme ou o astro. Ficam de fora as fitas mais recentes do atual Bond, o irlandês Pierce Brosnan.

O escocês Sean Connery sempre foi o mais carismático. Talvez por ter sido o primeiro, deixou uma forte marca de charme e açao no personagem ao longo de sete longas. O inglês Roger Moore apanhou a história já passado de idade, por isso, o humor foi seu diferencial também em sete produçoes. O galês Timothy Dalton, por sua vez, tentou imprimir uma atuaçao mais consistente, enquanto a açao ganhava mais terreno junto com efeitos especiais, mas só fez o papel duas vezes. Destes, só o orelhudo George Lazenby atuou em apenas um filme.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;