Esportes Titulo
Grandes clubes do Brasil dominam Liga Futsal
Do Diário do Grande ABC
11/03/2000 | 14:27
Compartilhar notícia


O jogo entre Corinthians e GM, neste domingo, às 11h30, em Barueri (SP), com transmissao ao vivo da TV Bandeirantes, que dá início à Liga Futsal, prevê uma disputa acirrada entre as 14 equipes participantes do torneio. O atrativo, além da reuniao de astros do futsal, é a inclusao de clubes de futebol presentes na competiçao. Metade dos participantes é ligada a clubes tradicionais, o que, pelo menos na teoria, garante público nos jogos dessas equipes. E sao esses clubes que dividem o favoritismo da Liga: Vasco, com Manoel Tobias, Sao Paulo, Flamengo e Atlético Mineiro sao as principais apostas para o título.

Esta é quinta ediçao da Liga: o Internacional ganhou 1996, o Atlético venceu em 1997 e 1999 enquanto a Ulbra foi a campea em 1998. Os times cariocas estréiam terça-feira justamente no clássico entre Vasco e Flamengo, no Maracanazinho, numa semana em que os dois clubes voltam a se enfrentar sexta-feira, na mesma quadra, desta vez no basquete. No futsal, o duelo entre o ala Manoel Tobias, do Vasco, e o pivô Vander Carioca, do Flamengo, deverá ficar adiado. "Ganhamos o título da Taça Brasil, que foi importante, mas já passou. Agora, temos que nos concentrar na Liga, que é um título importante para buscarmos", aponta o ala Manoel Tobias, que, com uma lesao no joelho direito, sofrida na Taça Brasil, há duas semanas, deve desfalcar o Vasco na estréia.

O Vasco, que ganhou o título da Taça Brasil há 15 dias, é o principal favorito na Liga. Reformulou o time, que ficou em sexto lugar na última Liga e em quinto no Estadual. Para esta temporada, além de Tobias, chegaram o ala Schumacher, o pivô Simi, o ala Marquinho, o ala Euler e o fixo André. No Flamengo, os reforços vieram do extinto Rio/Miécimo como Vander, o ala Sandrinho, o fixo Vandré e o goleiro Serginho. O time rubro-negro ainda manteve a base que ficou em segundo lugar no Estadual, atrás do próprio Rio/Miécimo, com destaque para o ala Silami.

Sao três estreantes nesta temporada: Flamengo (RJ) Goiás (GO) e UCS (RS). O trio se junta a 11 times que disputaram a competiçao no ano passado: Atlético Mineiro (MG), GM (SP), Sao Paulo (SP), Ulbra (RS), Vasco (RJ), Banespa (SP), Carlos Barbosa (RS), Internacional (RS), Minas (MG), Foz do Iguaçu (PR) e Corinthians (SP).

O Rio/Miécimo (RJ) e a Asbac (DF), que disputaram a competiçao no ano passado, desistiram da disputa de 2000. O Rio/Miécimo, que perdeu a decisao de 1999 para o Atlético, foi extinto.

Ameaçando a dupla carioca, está principalmente o Sao Paulo, que se reforçou com os alas Fininho (ex-Vasco) e Falcao (ex-Atlético e Miécimo). O tricolor paulista tenta ainda a contrataçao do pivô Choco (ex-Carlos Barbosa), que está na Espanha. O Atlético, que tinha Manoel Tobias ano passado, aposta no pivô Lenísio e no goleiro Rogério para buscar o terceiro título nacional. Entre os novatos, o Goiás contratou quatro reforços, na semana passada, para a Liga: o ala Benatti e o fixo Chiquinho (ambos com passagem pela Seleçao Brasileira), além do goleiro Luiz Fernando e do ala Manta.

Os 14 times se enfrentam na primeira fase em turno e returno. No total, a competiçao terá 212 jogos, até julho. A Liga Futsal será disputada nos mesmos moldes do ano passado. As oito primeiras colocadas na fase de classificaçao seguem adiante. Na segunda fase, as oito equipes serao divididas em dois grupos de quatro times cada, com os duelos entre as chaves. As duas primeiras classificadas de cada grupo passam para as semifinais com cruzamento olímpico. Ou seja: o primeiro de uma chave contra o segundo do outro grupo. Os vencedores disputarao a decisao da Liga Futsal-2000.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;