Economia Titulo
Brasil deve reconhecer entrada da China na OMC nesta semana
Da Agência Brasil
19/09/2005 | 19:47
Compartilhar notícia


O ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rosseto, informou nesta segunda-feira, ao deixar a reunião da Camex (Câmara de Comércio Exterior), que o governo publicará ainda nesta semana, no Diário Oficial da União, o protocolo de adesão da China à OMC (Organização Mundial do Comércio). Com este documento, o governo brasileiro passa a reconhecer a China como país-membro da OMC.

Segundo Rosseto, no encontro ficou decidido que o protocolo de adesão é um primeiro passo, a ser dado antes da viagem do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, àquele país, no próximo dia 29. Furlan tentará uma negociação com os exportadores chineses para sanar o problema da entrada de produtos no Brasil, que prejudicam a produção local, como nas áreas têxtil e de calçados.

Somente se Furlan não chegar a nenhum acordo com a China, o governo pode tomar alguma medida. Nesse caso, o governo publicaria medidas de salvaguardas para a importação de alguns produtos chinenes. "A opção prioritária é uma opção de negociação, mas preservando os interesses da nossa economia, em especial da nossa indústria", frisou Rosseto. O ministro destacou que esta será uma posição de governo.

"Estamos nos preparamos tecnicamente para todo esse processo e a opção é trabalhar para que o ministro Furlan possa construir um processo acordado com a China. Paralelo a isso, o Brasil se prepara para em uma eventual situação adotar medidas de salvaguardas à nossa indústria". Alegando outros compromissos, Rosseto saiu mais cedo da reunião da Camex, que acontece no Ministério do Desenvolvimento e deve terminar só na madrugada desta terça.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;